29 de abril de 2010

Ortorexia

O exagero em dietas naturalistas pode revelar sintomas de uma doença, baptizada de "ortorexia nervosa"; será alguém que é muito preocupado com os hábitos alimentares e dedica grande parte do tempo a planear, comprar, preparar e fazer refeições. Além disso, dispõe de um auto-controle rigoroso para não se render diante de uma tentação, como um bom Big Mac. Sem falar que se sente superior a quem come um gelado de chocolate. A pessoa acaba por adoptar comportamentos nutricionais cada vez mais restritivos, isolando-se até socialmente, algo como viciados em Comida Saudável.
As dietas como a macrobiótica e as que propõem a exclusividade de folhas, legumes e frutas podem fazer do indivíduo um candidato à ortorexia, neologismo baseado no grego, em que orthós significa "correcto" e "verdadeiro", e oréxis quer dizer "apetite".

No perfil desse tipo de personalidade obsessiva, há uma preocupação com a perfeição, com a rigidez, com as normas e as regras. Nesse sentido, entraria a alimentação que é considerada correcta e saudável. As dietas que restringem grupos alimentares não têm nenhuma lógica científica. Parte-se de uma premissa não comprovada, faz-se um raciocínio lógico, e tudo parece verdade. Nesse caso, o indivíduo pode colocar a saúde em risco devido à grande perda de peso e componentes nutritivos. É precipitado classificar esses casos como doença, mas admite-se que a ortorexia pode ser um sintoma complexo em algumas doenças, ou um subtipo de distúrbio alimentar já existente.

Por hoje é tudo. Até para a semana Insaciáveis :)

PS: Se estiverem na região de Lamego não se esqueçam de participar na Caminhada.

28 de abril de 2010

Nova Roda dos Alimentos


Olá a todos!

Depois de falar um pouco sobre os diferentes nutrientes, chegou a vez de falar da nova Roda dos Alimentos que, de uma forma muito simples, transmite as orientações para uma alimentação saudável.
*A nova Roda dos Alimentos mantém o formato original da Roda dos Alimentos, criada em 1977 para a Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver.
*A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:
Cereais e derivados, tubérculos – 4 a 11 porções
Hortícolas – 3 a 5 porções
Fruta – 3 a 5 porções
Lacticínios – 2 a 3 porções
Carnes, pescado e ovos – 1,5 a 4,4 porções
Leguminosas – 1 a 2 porções
Gorduras e óleos – 1 a 3 porções
*A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos.

Por hoje é tudo. Até para a semana**

27 de abril de 2010

O que pode fazer?


Ola' !!

Caso suspeite de que uma amiga sua tem problemas relacionados com a alimentação:

* Não fique desanimado se ela não aceitar as suas opiniões em relação ao problema. A negação da realidade e da gravidade da doença faz parte dos distúrbios alimentares. Procure alguém da rede social dela (irmãos mais velhos, pais, professores…) e converse sobre as suas observações. Não espere que ela procure tratamento sozinha;
* Reforce sempre a procura de tratamento através do apoio familiar e principalmente de uma equipa especializada;
* Procure informações sobre os tipos de distúrbios alimentares, tratamentos e onde procurar ajuda. Quanto mais souber sobre o problema, mais poderá ajudar a sua amiga. Apesar disso tenha cuidado, o diagnóstico deve ser feito apenas por profissionais;
* Evite fazer comentários sobre perda ou ganho de peso. Estes tipos de comentários podem reforçar o comportamento que leva à eliminação de peso e também a aumentar a sua preocupação e ansiedade em relação à aparência física;
* Trate de discutir aspectos da vida que não sejam relacionados simplesmente com a aparência;
* Reforce a ideia de que ela é muito mais do que a sua imagem física, peso, altura e aparência. Todos somos um conjunto de características, qualidades e até alguns defeitos. A perfeição não existe!
* Existe uma tendência grande ao isolamento social. Faça um esforço especial para a incluir em actividades de grupo (cinema, actividades culturais, festas, encontro com amigos, ou simples conversas na sala de aula);
* Nunca faça recomendações sobre o que ela precisa comer ou não. É muito comum a criação de rituais para comer (cortar comida em pedaços pequenos, organizar a comida no prato), cuidado para não as evidenciar com estranheza ou repressão, aumentando a ansiedade em torno da alimentação;
* O tratamento para os distúrbios alimentares é complexo e longo. As recaídas são comuns e não existem resultados imediatos. Tenha paciência e tente manter uma continuidade no seu apoio para que ela perceba que está com ela para o que der e vier;
* Lembre-se que a internet é um lugar onde informações erradas também são divulgadas como verdades. Alerte para o uso de drogas, dietas e outras estratégias de emagrecimento comuns na internet que representam um risco grave para a saúde.


Ate' para a semana :D

26 de abril de 2010

Salta à corda!

"Saltar à corda" é uma forma de exercício cardiovascular intervalado, com períodos de esforço cardíaco mais fortes alternados com outros mais fracos.

Implica um impacto sucessivo no solo e uma intensidade (desgaste calórico) relativamente elevada. Dado que a frequência cardíaca sobe muito rapidamente nos primeiros minutos de saltos básicos (os mais fáceis), aconselhamos que aumente gradualmente o tempo dos saltos contínuos, começando por um período curto de 1 minuto. À medida que a sua condição física evoluir, aumente o número de saltos, acrescentando padrões mais complexos, podendo manter o movimento contínuo ou intervalado.

Esta actividade melhora a sua agilidade, ajuda-o a "queimar" calorias e contribuí para fortalecer os músculos das nádegas (glúteos), coxas e pernas. Ao mesmo tempo exige contracção dos abdominais, músculos extensores da coluna, peitorais e ombros. Para além de ser um instrumento barato é fácil de aprender e pode ser realizado em qualquer lado.

Os conselhos que se seguem visam tornar esta actividade segura, eficaz e, por isso, mais divertida:

  • Comece devagar e alterne períodos de saltos marcha;

  • Nos períodos de repouso, alterne a marcha com aganhamentos para manter o trabalho cardiovascular dentro da sua zona alvo de treino;

  • Sinta que as articulações dos tornezelos e joelhos flectem durante o apoio no solo e o tronco mantém um alinhamento correcto;

  • Mantenha os braços baixos ao tronco, realizando o movimento da corda a partir do antebraço e do pulso;
  • Quando estiver a ensaiar um novo salto, não use a corda. Pratique-o, primeiro, sem corda para poder "apanhar" o ritmo do salto.

25 de abril de 2010

Caminhada "Caminhe pela sua saúde"

Olá caros visitantes!

Será no próximo dia 1 de Maio (sábado) que nós iremos realizar mais uma das nossas actividades: a caminhadaCaminhe pela sua saúde”.


Este “passeio” pela cidade de Lamego terá o intuito de incentivar toda a comunidade a adquirir hábitos de vida saudáveis bem como proporcionar bons momentos de convívio entre todos. É também uma óptima forma de comemorar o início do "mês do coração"!

A concentração será no Jardim do Campo, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lamego, pelas 15:30 horas. A caminhada terá a duração aproximada de 90 minutos e será aberta a toda a comunidade. Não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer!


Recomenda-se que os participantes apareçam devidamente equipados para caminhar, tragam consigo água e, claro, boa disposição!

Contamos com a presença de todos! Participem!

Caso tenham alguma dúvida é só dizer...

23 de abril de 2010

Stress aumenta o risco de obesidade entre os jovens


Hoje trago para vocês a notícia de que o aumento dos níveis de stress entre os jovens está associado a uma maior probabilidade de eles se tornarem obesos.
Esta foi a conclusão a que chegou o estudo desenvolvido por uns investigadores norte-americanos da Universidade do Estado de Iowa.

Foram avaliados mais de mil adolescentes com idades entre 10 e 15 anos e as suas mães – todos de famílias de baixos rendimentos a viver em grandes cidades dos Estados Unidos – sendo que 47% dos jovens tinham excesso de peso. Além disso, as análises indicaram que um aumento no nível de stress da mãe aumentava a probabilidade do adolescente com insegurança alimentar estar acima do peso.

Assim, defendem estes investigadores que "as políticas dirigidas ao combate à obesidade juvenil devem considerar os benefícios de reduzir os níveis de stress individuais enfrentados por adolescentes de baixos rendimentos e, para os adolescentes com insegurança alimentar, os benefícios de se reduzir os níveis de stress da sua mãe”.

Bem, este estudo é bastante alarmante, não acham?

Partilhem connosco as vossas opiniões!!

Até sexta ;)

22 de abril de 2010

Vigorexia


A vigorexia caracteriza-se pela prática excessiva e contínua de exercício físico
. Por norma, este problema está associado a uma alimentação incorrecta, pois as pessoas com vigorexia tendem a consumir apenas alimentos ricos em hidratos de carbono.
Surge com maior frequência nos homens, sendo que embora sejam bastante musculosos, passam horas no ginásio a treinar por se considerarem fracos.
Geralmente, estas pessoas fazem uso de esteróides e anabolizantes, o que leva a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, lesões hepáticas, disfunções sexuais, diminuição do tamanho dos testículos e maior propensão ao cancro da próstata.

Alguns sintomas da vigorexia:
- Preocupação exagerada com o próprio corpo;
- Baixa auto-estima;
- Distorção da imagem corporal;
- Uso de esteróides e anabolizantes;
- Prática exagerada de exercício físico em busca de resultados imediatos;

- Ansiedade;
- Cansaço excessivo;
- Irritabilidade;

- Perda de apetite;

- Sede anormal;

- Insónias;

- Tremor nas mãos;

- ...

Espero que tenham percebido em que é que consiste a vigorexia, pois é preciso ter consciência da gravidade deste distúrbio para que o possam evitar, pois não há nada mais importante do que a nossa saúde, o nosso bem-estar!

Deixo-vos agora um pequeno vídeo sobre a vigorexia.



Até para a semana Insaciáveis!

21 de abril de 2010

Água, fonte de vida


A água é o nutriente mais importante já que é o componente básico do nosso organismo.

A sua concentração nos tecidos deve manter-se sempre dentro de uns limites restritos, pelo que a sua falta ou o seu excesso devem estar permanentemente equilibrados. Além disso, é um meio de transporte de nutrientes, resíduos e hormonas por todo o nosso corpo.

Hidrata todo o organismo, ajuda a eliminar toxinas, a emagrecer, faz bem à pele, intestinos, rins, … A água é, pois, essencial à vida e à nossa saúde.

A quantidade de água que necessitamos de beber diariamente varia muito de pessoa para pessoa em função da idade, do sexo, da actividade, do estado de saúde, do padrão alimentar e até mesmo do clima.

Normalmente, quando temos sede já perdemos demasiada água, por isso devemos habituar-nos a beber líquidos ao longo do dia. Além do mais, devemos ter em conta que com o avanço da idade e o decréscimo da actividade física a sensação de sede é também reduzida.

O nosso corpo só retém a água de que necessita. Se bebermos mais do que necessitamos, o organismo fará automaticamente o seu equilíbrio interno, eliminando a água em excesso pela urina.

Assim, é fundamental termos a noção de que para a nossa sobrevivência a água que bebemos é tão essencial como o ar que respiramos.



Sabias que a quantidade de água num bebé representa cerca de 80%, enquanto que num adulto representa cerca de 60%?

E pronto, queridos Insaciáveis, hoje ficamos por aqui.

Até quarta :D

20 de abril de 2010

Sinais de aviso

Ola' xD

Hoje vou falar de sinais de aviso da Anorexia Nervosa.
Existem vários, mas os principais são:

1. Não revelar sentimentos;
2. Extremo auto-controlo;
3. Tornar-se progressivamente mais crítico e menos tolerante com os outros;
4. Significativa ou extrema perda de peso sem causa médica aparente;
5. Redução da quantidade de alimentos ingeridos;
6. Desenvolvimento de comportamentos ritualizados à refeição, como, por exemplo, cortar a comida em bocadinhos muito pequenos e mastigar cada bocado um grande número de vezes;
7. Não assumir a fome;
8. Só comer produtos alimentares magros e de baixo valor calórico;
9. Prática excessiva de exercício físico;
10. Achar-se sempre muito gordo mesmo quando isso está longe de ser verdade.


E pronto, para a semana há mais c(=


Evanescence - Haunted

19 de abril de 2010

Benefícios da Hidroginástica

Na hidroginástica o principal objectivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao stress, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.

Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante a tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do indivíduo e possibilitando a prática da actividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-actividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora.

Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.

A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:

Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;

Componente de Força Muscular;

Componente de Resistência Muscular;

Componente de Flexibilidade;

Componente de Composição Corporal: relaciona-se com a relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.

Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas actividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive grávidas, podem praticá-la. Nas grávidas, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

Quando comparada ao exercício em terra, verificou-se que correr 400 metros dentro da água equivale, em termos de gasto calórico e tempo, a 1500 metros em terra firme. Caminhar 4,5Km com água na altura da coxa pode consumir até 460Kcal.

Para além do mais, não é preciso saber nadar!

17 de abril de 2010

Nova rubrica...



"Verdade ou Mito?"
é a nova rubrica do nosso blogue.


Agora poderás esclarecer todas as tuas dúvidas no que respeita a “mitos” existentes sobre a saúde.

Afirmação 1: "Comer laranja à noite faz mal."

Afirmação 2: "Comer queijo faz mal à memória"

Será que é mesmo verdade? Ou será que estas afirmações não passam de mitos?

Deixa-nos a tua opinião!!

Daqui a duas semanas ficarás a saber se tinhas razão ou não.

E já sabes se tens alguma dúvida que queres ver esclarecida, basta dizeres :D

16 de abril de 2010

Algas marinhas podem ajudar a combater a obesidade


Olá caros visitantes!

Essas férias correram bem? Espero sinceramente que sim...

Hoje irei partilhar com vocês a minha opinião sobre um artigo que encontrei relativo a uma pesquisa que revelou que as algas marinhas podem ajudar a combater a obesidade.

De uma forma muito sucinta, o artigo referia que uma equipa de cientistas da Universidade de Newcastle descobriu que a algina – uma fibra extraída das algas marinhas – ajudam o corpo a reduzir a absorção de gordura até 75%.

A pesquisa sugere que se adicionarmos a fibra natural aos produtos consumidos diariamente, até três quartos da gordura desses alimentos não serão absorvidos pelo corpo”, afirma Ian Brownlee, da equipa de Newcastle.

Este é ainda um estudo em fase experimental, mas os investigadores esperam poder utilizar esta fibra em vários alimentos de consumo diário (como pão, bolachas e iogurtes) no sentido de trazer benefícios para a nossa saúde.

Eu achei esta pesquisa realmente interessante.
E vocês?


Deixem as vossas opiniões e até para a semana!

Se quiserem ler o artigo completo, cliquem aqui

15 de abril de 2010

O que é a Anemia?


Olá, Insaciáveis!!

A partir de hoje, todas as semanas dar-vos-ei a conhecer distúrbios alimentares menos falados, mas não menos importantes do que qualquer outro distúrbio alimentar.


Anemia

Uma pessoa sofre de anemia quando se verifica uma diminuição de hemoglobina no organismo. A hemoglobina é uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue que possui ferro, responsável por levar o oxigénio aos tecidos.

Assim, a anemia define-se como a concentração de hemoglobina abaixo dos limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Este limites variam de 110g/L para as mulheres grávidas e para as crianças dos 6 meses aos 5 anos de idade, a 120g/L para as mulheres não grávidas, até 130g/L para os homens.

E por hoje, é tudo.

Não se esqueçam de comentar.

14 de abril de 2010

A importância das fibras


Depois de duas semanas de férias
(que me souberam pela vida!!)
aqui estou eu, com muito para contar.

De forma a dar seguimento aos meus posts anteriores, que como vcs sabem foram sobre os diferentes tipos de nutrientes, hoje irei falar-vos sobre a importância das fibras.

As fibras têm origem apenas nos vegetais (como cereais, frutas ou legumes), ou seja, fazem parte da parede celular das células vegetais, conferindo-lhes resistência.
Tecnicamente são compostas por celulose, hemicelulose, gomas, pectinas, mucilagens e outros polissacarídeos. Tantos nomes técnicos podem trazer alguma confusão. Assim, na prática, as fibras não são digeridas pelo nosso organismo na medida em que o nosso sistema digestivo não tem capacidade para digerir as fibras e, como tal, estas não possuem qualquer valor calórico.
Existem dois tipos de fibra: as solúveis e as insolúveis em água.
Apesar de não serem absorvidas pelo intestino, sendo por isso eliminadas nas fezes, têm propriedades que as tornam muito úteis e recomendáveis na alimentação diária.
Reduz o risco de uma grande variedade de doenças relacionadas com o sistema digestivo, tais como o cancro do cólon, as hemorróidas, prisão de ventre e outras doenças associadas. O tipo de fibra insolúvel em água é mais eficaz nestes casos.
Já a fibra solúvel tem um papel também importante, mas noutras áreas, contribuindo para evitar o excesso de colesterol, melhorar a diabetes e suavizar e proteger a mucosa intestinal.
Numa alimentação onde exista carência de fibras, registam-se prisão de ventre, diverticulose, arteriosclerose e um maior risco de cancro. Contudo, as fibras devem ser consumidas dentro dos limites estabelecidos como saudáveis.
Em caso de excesso, existe o risco de reduzir grandemente a absorção de ferro, zinco e outros minerais importantes, podendo mesmo causar colite.
As fibras são, certamente, um aliado, mas atenção, exigem a ingestão de água. Dado o poder de absorção das fibras, se o volume de água for diminuto, elas captam a água necessária a outras funções orgânicas. Assim, se ingerirmos menos de 1,5 l de água por dia o efeito será oposto provocando obstipação e prisão de ventre.

E pronto, para a semana há mais :)