31 de maio de 2010

Tai-chi Chuan e Chiball



TAI-CHI CHUAN

Há quem o descreva como meditação em movimento. Baseado em três pricípios - vencer o movimento pela quietude, vencer a dureza pela suavidade, vencer a rapidez pela lentidão - desenvolveu-se na Antiguidade como técnica de combate, mas foi depois recriada e adaptada como uma forma de controlo corporal, de aprendizagem de respiração e de equilíbrio entre o corpo e a mente. A sua prática consiste em sequências de movimento contínuos, suaves e fluidos, dando origem a uma coreografia.

Benefícios:
Não te deixes enganar por palavras como suavidade e lentidão: para fazer tai-chi a sério vais precisar de muita força de pernas... É que o 'controlo' do corpo dá muito trabalho. Vais desenvolver a harmonia mental, além dos músculos de todo o corpo.


CHIBALL

Combina movimentos do tai-chi, ioga e pilates com os ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza movimentos suaves para aumentar a oxigenação, libertar a tensão, revigorar o metabolismo e melhorar a flexibilidade. Utilizando bolas com várias cores e cheiros, a ideia é também alinhar o corpo e o espírito com as estações do ano. O fluxo da energia vital é estimulado através de movimento, respiração e concentração.

Benefícios:
Com a prática regular podes melhorar a tua postura, equilíbrio, flexibilidade, mobilidade e concentração mental, a tonicidade dos músculos dorsais e abdominais, e ainda libertar a tensão muscular e emocional.

29 de maio de 2010

"Verdade ou Mito?"


Olá Insaciáveis!!

É com alguma pena nossa que vos informamos que esta será a última edição de "Verdade ou Mito". Contudo, esperamos que têm gostado, e claro, aprendido qualquer coisita ;)

5. “O stress faz engordar.” -> MITO

O stress por si só não nos faz engordar. O que acontece é que algumas pessoas em situações de maior stress têm vontade de comer tudo o que vêem à frente. Mas também pode acontecer o contrário, isto é, perderem o apetite. Varia muito de pessoa para pessoa! No entanto, nenhuma destas situações é saudável, pelo que o melhor é relaxar e não stressar!

6. “Cortar o cabelo e as unhas depois de comer pára a digestão” -> MITO

Não há qualquer estudo científico que comprove tal afirmação. Portanto, acreditar ou não, cabe a cada um de nós decidir...

E pronto, mitos esclarecidos :D

Agora, e para encerrar 'em grande' esta rubrica, vamos deixar-vos alguns mitos sobre os distúrbios alimentares:

- Os distúrbios alimentares não são uma doença;
- Os distúrbios alimentares são raros;
- Apenas se pode ter um tipo de doença do comportamento alimentar de cada vez;
- Não se pode morrer de doenças do comportamento alimentar;
- Só as jovens e mulheres podem ter distúrbios alimentares;

- Jovens com menos de 15 anos são muito novos para terem uma doença do comportamento alimentar;
- Os homens que sofrem de distúrbios alimentares tendem a ser homossexuais;
- Fazer dieta é um comportamento normal (aceitável) do adolescente;
- Apenas pessoas de nível socioeconómico elevado sofrem de distúrbios alimentares;

- Os distúrbios alimentares sem sintomas graves (não diagnosticados) não são graves; - Pela aparência percebe-se sempre se uma pessoa sofre de um distúrbio alimentar;
- A recuperação nas doenças do comportamento alimentar é rara;
- Quando o peso normal é alcançado, o doente está curado.

28 de maio de 2010

Crianças de hoje poderão viver menos tempo


Olá caros visitantes!

Hoje trago-vos uma notícia que encontrei acerca dos problemas que advêm da obesidade infantil.

Virgínia Alves, em "Jornal de Notícias"
(20/03/2010)


(Clicar na imagem para ler a notícia)

Espero que de alguma forma esta notícia vos ajude a perceber o quanto é importante combatermos este problema: A OBESIDADE INFANTIL!

Obrigado pela vossa visita e não deixam de nos acompanhar...
Bom fim-de-semana!

27 de maio de 2010

Síndrome de Gourmet, será que sabes o que é?



Olá insaciáveis, hoje vou falar-vos de um distúrbio alimentar muito pouco conhecido: a Síndrome de Gourmet.

As pessoas que sofrem desta síndrome vivem preocupadas (mais do que o normal) com a preparação, compra, apresentação e ingestão de pratos especiais, diferentes e/ou exóticos. A preocupação com este tipo de actividade leva a que as pessoas percam o interesse nas suas relações sociais, familiares e ocupacionais.

Acredita-se que tal alteração possa ser consequência de lesões ou alterações funcionais no hemisfério cerebral direito, tais como tumores, traumatismos, ...


Espero que tenham aprendido alguma coisa e até para a semana. Bjs

26 de maio de 2010

Algumas dicas...


Cada vez se tem maior e melhor consciência de que somos o que comemos.

Como tal, nada melhor do que deixar-vos aqui algumas dicas para uma alimentação mais saudável:
- Comer lentamente é útil para uma boa digestão e sensação de saciedade;
- A adição de sal nos cozinhados deve ser reduzida gradualmente e substituído por ervas aromáticas, limão ou especiarias;
- As vossas refeições devem incluir diariamente alimentos crus, tais como frutas, legumes e saladas;
- Cozidos em água ou vapor, os estufados, os grelhados e os assados sem gordura são boas opções para cozinhar no dia-a-dia;
- Os fritos, os guisados e os assados com gordura devem ser utilizados só em ocasiões especiais;
- Os molhos devem ser servidos separadamente e o saleiro deve ficar na despensa;
- Devem cozinhar com o mínimo de gordura, retirando as gorduras visíveis e a pele das aves;
- Deve-se ler sempre os rótulos dos produtos: a validade, a origem e a sua composição;
- O forno de microondas pode ser uma boa solução para aquecer ou cozinhar alimentos;
- Quando a tendência é para se comer em excesso, a utilização de pratos mais pequenos ou previamente preparados, pode evitar que se coma demasiado;
- As refeições tomadas antes de adormecer devem ser ligeiras e com o mínimo de gordura.

Espero que façam uso destas dicas, que embora simples fazem toda a diferença.

Até quarta :)

25 de maio de 2010

Histórico materno tem influência na anorexia


Ola' =D

A anorexia pode ser uma herança psíquica materna. Uma pesquisa feita com mães de adolescentes que sofrem do distúrbio mostrou que todas apresentam, no seu histórico de vida, uma relação problemática com a comida.
Um estudo qualitativo investigou os hábitos alimentares de mães de meninas com anorexia e descobriu-se que a relação que essas mulheres tinham com a comida também não era saudável, todas tinham passado por períodos de restrição alimentar, principalmente na infância. Algumas eram muito selectivas com o que ingeriam, outras sofreram privações devido a dificuldades financeiras.
Quando se tornaram mães, elas passaram a oferecer aos filhos comida em excesso ou alimentos muito calóricos. Procuravam dar aquilo que não tiveram. O efeito foi o inverso: as filhas começaram a reduzir a sua alimentação, por conta própria.
Esse panorama é conhecido entre profissionais que tratam pacientes com anorexia.

Até para a semana :D



24 de maio de 2010

Benefícios da escalada


Praticada em completa integração com a natureza, a escalada é um desporto que trabalha o corpo e a mente.
Elaborar uma estratégia de progressão, vencer desafios e controlar o medo ajudam quem a pratica a libertar o stress da vida quotidiana.
Em termos de saúde, a escalada tem vários benefícios, pois é um desporto muito completo.
Trabalha todos os músculos, regulariza o sistema nervoso, desenvolve a capacidade de concentração e de resolução de situações de crise, melhora o sistema respiratório, activa a circulação e, através da transpiração, ajuda a eliminar as toxinas.

23 de maio de 2010

Já ouviste falar da Pica?!


A pica caracteriza-se pela ingestão de substâncias não comestíveis (exemplos: carvão, terra, sabão, giz, ...) e também de alguns produtos comestíveis considerados ingredientes para a comida (exemplos: farinha, batatas cruas, ...).

Para que este problema seja considerado um distúrbio alimentar, deve persistir por mais de um mês. Afecta pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças, mulheres grávidas e pessoas com deficiência mental, surgindo maioritariamente em países em vias de desenvolvimento e em áreas rurais.
As causas específicas da pica são desconhecidas, mas certas condições ou situações, nomeadamente deficiência nutricional, dieta, má nutrição, factores culturais, problemas de desenvolvimento, negligência parental, privação de comida e as condições de saúde mental aumentam a incidência desta doença.
A pica pode ter graves complicações médicas, como intoxicação, dores abdominais e anemia. Os casos registados de pica são raros, mas também é preciso ter em conta que ainda existem muitas interrogações sobre esta doença.

Até para a semana queridos Insaciáveis

19 de maio de 2010

Vegetarianismo e os distúrbios alimentares


Sabias que algumas pessoas que se dizem vegetarianas podem sofrer de distúrbios alimentares? Pois foi o que revelou recentemente uma pesquisa realizada na Universidade de Minnesota, EUA, mostrando que o vegetarianismo, declarado por 20% dos jovens norte-americanos, é apenas um problema psicológico.

Durante os estudos, 2.516 jovens com idades entre 15 e 23 anos, tiveram os seus hábitos alimentares analisados. Após o acompanhamento, chegou-se à conclusão de que um em cada 20 não come carne. De entre os vegetarianos, dois em cada 10 afirmaram comer verduras e legumes somente para perder peso ou manter o peso actual, sendo que no controlo da balança, alguns comem pouco e ainda provocam o vómito.

No entanto, não é correcto generalizar. Aliás, este alerta não é de todo para aqueles vegetarianos que se alimentam correctamente, com qualidade nutricional, até porque o risco de terem doenças cardíacas e diabetes é bem menor, por ingerirem mais vitaminas e menos gordura do que aqueles que comem carne, por exemplo.

Portanto, o fundamental é sabermos cuidar da nossa alimentação, independentemente de sermos vegetarianos ou não!

18 de maio de 2010

Avatar da vida real ou quase...


Ola
' :D
O que acha de ser transportado para um outro corpo? Por exemplo, para o corpo de uma menina de dez anos?
Graças à realidade virtual, pode virar uma menina de 10 anos, usar saia e ser esbofeteado! Viva a tecnologia!
Mas parece que essa experiência, feita com um simulador de realidade virtual, é suficiente para que homens de 20 anos (ou pouco mais) reajam como se o corpo esbofeteado fosse deles.
As descobertas mostram como a consciência que nós temos de nós mesmos pode ser manipulada. O estudo promete abrir o caminho para tratamentos inovadores de doenças psicológicas, como a anorexia.
Isso é chamado pelos cientistas de “fenómeno de transferência de corpo” e, ao contrário do que se pode pensar, não depende de alta tecnologia e genética, como em Avatar, mas sim da nossa mente.
Há 10 anos atrás, uma experiência ficou muito popular. O pesquisador colocava uma mão de borracha em cima de uma mesa com buracos, na frente de um voluntário. A mão de borracha aparecia, enquanto a mão do voluntário ficava escondida. Se a mão do voluntário fosse tocada da mesma forma que a mão de borracha, o voluntário passava a considerar a mão de borracha como a sua.
A indústria dos jogos pode lucrar com estas descobertas mas, mais importante que isso, a psicologia também poderá criar novos tratamentos para distúrbios como a anorexia.

Ate' para a semana!!

17 de maio de 2010

Benefícios do Step


Estás cansado de treinar em máquinas cardiovasculares?! Gostarias de sentir e de experimentar uma aula de ginástica em grupo sem estares preocupado se a coreografia é ou não difícil, não tirando por isso benefícios do seu treino?!

Então o STEP é aquilo que procuras!!

O Step:

- Proporciona um treino cardiovascular atlético, onde a intensidade pode ser auto-regulada através do ajuste da altura do step e do alcance dos movimentos sobre e à volta do step;
- Aumenta a capacidade do corpo em queimar gordura e calorias(600 calorias por hora). Devido à intensidade da aula, dá-se um elevado gasto de energia;
- Aumenta a força e a endurance muscular através de faixas específicas intervaladas com a actividade aeróbia;
- Ajuda a melhorar a coordenação, a memória, a agilidade, a capacidade de reacção e a velocidade;
- Realça a postura correcta, reflectindo-se na tua vida diária;

- É um programa eficaz para aumentar a massa óssea e atrasar os efeitos da osteoporose, fortalecer os tendões e ligamentos.

15 de maio de 2010

"Verdade ou Mito?"


Olá mais uma vez :D

3. "Comida em puré engorda mais." -> VERDADE

Pois é, a comida em puré engorda mais do que o mesmo alimento sob uma forma sólida. Isto porque o corpo não gasta tantas calorias para a digerir! Além disso, enquanto mastigamos damos tempo aos mecanismos naturais que transmitem ao cérebro a sensação de saciedade para se porem em marcha, o que não acontece quando simplesmente engolimos a comida.

4. "Deixar de ingerir gorduras emagrece." -> MITO

O corpo necessita de uma porção diária de gorduras (25-30% do valor calórico total diário), indispensável para assimilar as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Para além disso, quando a quantidade de gorduras é insuficiente, o cérebro segrega uma hormona (galanina) que aumenta a vontade de comer. Motivos mais do que suficientes para não te concentrares naquilo que comes, mas sim na quantidade que comes. Ou seja, podes e deves ingerir gorduras, mas nada de excessos!

Agora que ficaram esclarecidas as afirmações da edição anterior, deixamos aqui duas novas:

Afirmação 5: “O stress faz engordar.”

Afirmação 6: “Cortar o cabelo e as unhas depois de comer pára a digestão.”

Será que é mesmo verdade? Ou será que estas afirmações não passam de mitos?

Deixa-nos a tua opinião!!

Ah! E não te esqueças de vir confirmar a tua resposta.

14 de maio de 2010

Os magros são mais saudáveis?!


ELA é obesa. ELE tem peso normal. Mas isso não é garantia de saúde.

Qual das duas pessoas achas que tem mais saúde?
Se apostaste que ELE é o mais saudável, erraste. Sim, acredita. ELA, com os seus 100 quilos, pode ser considerada uma obesa com perfil metabólico de pessoa magra. Não tem hipertensão, diabetes, nem colesterol alto – desequilíbrios frequentemente provocados pelo excesso de gordura, que podem ter consequências trágicas como enfarto, derrame cerebral e até mesmo morte.

“Não sei como os meus exames são todos normais se eu tenho este peso todo”, diz.

A sua história é ainda mais surpreendente quando se analisa a pouca disposição que ELA tem para a actividade física. “Caminho muito pouco.” Isso significa uma caminhada suave de uma hora a cada 15 dias.
A sua alimentação, no entanto, não é das piores. Arroz, feijão, salada e carnes na maioria das refeições. Mas não resiste aos chocolates. É capaz de devorar quatro tabletes de uma só vez.

Então, o que explica a sua saúde?
A verdade é que uma pessoa pode ser muito gorda, mas ter genes que não favorecem a elevação dos níveis de colesterol e triglicéridos (outro tipo de gordura que também ameaça a saúde cardiovascular) da mesma forma que uma pessoa magra pode ter os genes que fazem esses níveis aumentar muito.

Assim, no que diz respeito à obesidade, as coisas não são tão simples como as pessoas imaginam. Cada caso é um caso, não se pode generalizar e muito menos ficar pelas aparências.

Até sexta INSACIÁVEIS ;)

13 de maio de 2010

Potomania, sabes o que é?


A potomania é um distúrbio alimentar caracterizado pelo consumo excessivo de água, distúrbio este que nos últimos anos começou a ser estudado como um desequilíbrio psiquiátrico.

Consiste na incapacidade de controlar o impulso de beber elevadas quantidades de líquidos, efectuando-o de forma compulsiva e sem sentir sede. O acto é acompanhado de prazer ao ingerir entre 6 a 7 litros de água por dia. Com uma quantidade menor, o indivíduo não se sente satisfeito.


A obsessão, diferente de um consumo saudável de água, por vezes leva à eliminação da alimentação, provocando anorexia ou bulimia.

Beber mais água do que a indicada para consumo diário não tem necessariamente que ser negativo, se acontece de vez em quando, ou por algum motivo excepcional, uma vez que o corpo elimina naturalmente o excesso. No entanto, quando esta conduta é periódica, a potomania pode provocar sérios danos.

Entre os efeitos mais prejudiciais para a saúde, destaca-se a alteração do funcionamento dos rins, encarregados de regular os excessos de líquidos através da urina, provocando, assim, um desequilíbrio na composição do sangue e dos fluidos internos.

12 de maio de 2010

Fast-food: nem sempre, nem nunca


Por necessidade ou opção, muitos foram aqueles que aderiram à alimentação fast-food (em português “comida rápida”), mas são poucos os que têm consciência das influências que tal atitude pode trazer à sua saúde.

Quer isto dizer que a alimentação fast-food, embora relativamente barata, prática, saborosa e rápida de preparar caracteriza-se do ponto de vista nutricional por um excesso de proteína animal, gorduras de péssima qualidade, excesso de açúcar e de sal, enfim, tudo isto acarreta consequências: aumento dos níveis de colesterol, da pressão arterial, das doenças cardiovasculares, da obesidade e muito mais.

Ainda que sejam inúmeras as consequências do consumo excessivo de fast-food isso não significa que não possamos de vez em quando optar por este tipo de comida, mas sempre apenas como uma alternativa, claro!

Porque o grande problema não está em comer fast-food, mas sim na frequência com que se recorre a este tipo de alimentação.

Até para a semana :D

11 de maio de 2010

Tratamento


Ola' :)

A anorexia nervosa, por ser uma doença com raízes psicológicas, é difícil de ser tratada e curada. Uma vez diagnosticada, o anoréctico passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar, em casos leves e moderados. Punições contra recaídas geralmente são pouco efectivas, uma vez que o objectivo do anoréctico é emagrecer a todo o custo. A força de vontade deste em tratar-se é importante, mas como a negação do problema é frequente, médicos, terapeutas e familiares precisam de ser pacientes enquanto o motivam e apoiam na sua recuperação. Paciência, diálogo e motivação são essenciais no tratamento contra a doença. A participação da família também é muito importante para dar apoio.



Pearl Jam - Alive

10 de maio de 2010

Benefícios do Yoga


O yoga traz muitos benefícios aos seus praticantes a longo prazo, benefícios que são a nível físico e a nível psicológico.
Entre as várias vantagens de praticar yoga, a nível físico, incluem-se:

Flexibilidade:
Praticamente todos os exercícios de yoga dão flexibilidade aos nossos músculos tensos, acabando por trazer maior largura de movimentos nas articulações.
Os músculos mais beneficiados pela prática do yoga são as costas, as pernas e os ombros.

Força:
Para as posições mais avançadas é necessário suportar o nosso próprio corpo com certos músculos, como as pernas (uma perna de cada vez), os braços (de cabeça para baixo).
Além disso, os movimentos no yoga são todos feitos muito lentamente, o que também proporciona um desenvolvimento da força muscular, ao contrário de movimentos rápidos de outras actividades.

Tonificação muscular:
Além de ficar com mais força, os músculos ficam também mais tonificados, devido ao treino de força e flexibilidade que é realizado numa aula de yoga.

Prevenção das dores:
Já se sabe que o exercício físico é bom para tratar do corpo, tornando-o mais resistente a dores, além disso o yoga proporciona flexibilidade nas articulações e o resultado é excelente.
Dores nas costas, se passa muito tempo ao volante ou ao computador, são problemas comuns e praticar yoga atenua bastante essas dores musculares.
Problemas na espinha dorsal também podem ser corrigidos pelo alinhamento que as posições do yoga permitem em cada aula.

Respirar melhor:
A maioria das pessoas não respira de forma correcta, que inclui uma respiração completa e lenta.
O yoga tem exercícios denominados Pranayamas que se focam na respiração e ensinam a respirar melhor, usando toda a capacidade dos pulmões.
A respiração ajuda a controla o sistema nervoso, o que traz benefícios em termos mentais, como redução da ansiedade e sensação de relaxamento.

7 de maio de 2010

Chocolate


Olá a todos :)

Esta semana vou falar-vos sobre um dos nossos "alimentos" preferidos: o CHOCOLATE!!!Se por um lado, ingerir grandes quantidades de chocolate aumenta o risco de obesidade na medida em que o chocolate é rico em açúcar e gordura, se o fizermos com moderação tal já não acontece. Bem pelo contrário, o seu efeito é bastante benéfico para a nossa saúde.
Por exemplo, um pequeno pedaço de chocolate preto por dia melhora o fluxo arterial e beneficia a saúde vascular. Num relatório apresentado na reunião anual da Associação de Cardiologia dos Estados Unidos, em Chicago, cientistas afirmaram que o chocolate escuro, em pequenas quantidades, pode reduzir o risco de um ataque cardíaco por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Esses mesmos efeitos não foram observados em relação ao chocolate branco, composto basicamente por gordura.

Claro que se nós ingerimos chocolate, é maioritariamente por prazer; se isso traz benefícios ainda melhor, mas o mais importante é não o fazermos em excesso porque assim em vez de bem, só estaríamos a fazer mal a nós próprios.

Até para a semana amigos!!

6 de maio de 2010

O que é a Permarexia?


A permarexia é um distúrbio alimentar que se caracteriza pelo facto de as pessoas afectadas viverem permanentemente em dieta, e sem aconselhamento de qualquer profissional de saúde.

Por norma, estas pessoas tem uma imagem distorcida de si próprias e julgam-se sempre mais gordas do que efectivamente são. Recorrem a todo o tipo de dietas milagrosas ou que foram utilizadas por celebridades.

A permarexia conduz à ansiedade e aumenta o nível de stress, provocando por vezes problemas emocionais graves.

Pessoas que tenham permarexia devem procurar apoio médico especializado de forma a recuperarem a auto-estima e iniciarem uma alimentação saudável.

Até Quinta.

5 de maio de 2010

Para rápida recuperação de um distúrbio alimentar

Uma alimentação saudável é essencial a todos e especialmente às pessoas em recuperação de um distúrbio alimentar.

Assim, alguns alimentos que ajudam na recuperação de um distúrbio alimentar são:
Alimentos integrais, que concedem nutrientes que revitalizam o corpo. O pão de centeio integral, arroz integral, fruta e legumes frescos e carnes magras darão aos corpos desgastados um aumento de energia;
● O cálcio presente em produtos lácteos magros e vegetais folhados ajudam a fortalecer os ossos e os dentes;
Carnes magras, legumes e peixe proporcionam as proteínas necessárias das quais um corpo mal nutrido precisa;
● Os ácidos gordos do Ómega 3 encontrado no peixe, ovos e nozes, estimulam o coração e o cérebro;
● Os líquidos e sódio da água e bebidas desportivas são necessários para restabelecer o desequilíbrio de electrólitos e restituir a perda de água.

Claro que é indispensável que essa pessoa consulte um médico qualificado para um aconselhamento nutricional especializado.

Até quarta Insaciáveis ;)

4 de maio de 2010

"Thin"


Ola' pessoal!!

Sinopse:


“Thin” é um documentário que fornece uma janela para o complicado e difícil processo de tratamento, a cultura da reabilitação e a experiência de lutar contra um distúrbio alimentar.
O resultado é uma jornada emocional rica em experiências que permite um maior entendimento da complexidade dos distúrbios alimentares: que elas não são simplesmente sobre comida, imagem corporal ou auto-estima; mas um emaranhado de razões pessoais, familiares, culturais e de saúde mental.
"Thin" revela os rostos e as histórias por trás das estatísticas dessa crescente desordem através de depoimentos pessoais de 19 residentes de diversas idades e experiências de vida, registros jornalísticos e ensaios de especialistas na área dos distúrbios alimentares.

Ficha Técnica:

Título Original: Thin
País de Origem: USA
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Site Oficial: http://www.hbo.com/docs/programs/thin/index.html
Estúdio/Distrib.: HBO Films
Direção: Lauren Greenfield

Elenco:

Shelly Guillory
Alisa Williams
Polly Williams

3 de maio de 2010

Banho Turco depois do exercício


Depois de uma dose alta de exercício físico, o banho turco é um modo de relaxamento de músculos bastante saudável.

Para além de ser relaxante o banho turco tem mais benefícios, tais como:

- Desintoxica o organismo, contribuindo para a redução dos sais, gorduras e toxinas. Sem esforço físico, descarrega a electricidade do corpo e relaxa os músculos, reduzindo o stress e eliminando dores musculares;
- É indicado por médicos em casos de alergias da pele, dos pulmões, bronquites, sinusites, resfriados, rinites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental, alcoolismo e tabagismo;
- Permite, pela sua própria acção, desengordurar o couro cabeludo, com melhoria das condições de oleosidade;
- É muito agradável para os homens fazerem a barba e para as mulheres se depilarem durante o banho turco, sem a necessidade do uso de espuma, cremes, etc.

Contudo, também existem precauções a tomar:
- Deverá ser seguida uma sequência de processos, como não estar inicialmente mais de 15 minutos dentro da cabina do banho turco;
- Após 15 minutos deverá sair e tomar um banho frio ao qual se seguirá outra sessão de 15 minutos;
- Quando terminado este processo descanse um pouco, para melhor usufruir do tão desejado e relaxante banho.