7 de junho de 2010

Pilates e Biodanza

Pilates


Um tipo de exercício focalizado na parte central do corpo, que ensina o praticante a respirar correctamente e a dominar o próprio corpo.
Inicialmente desenvolvido como treino para bailarinos, foi rapidamente adoptado por 'leigos' assim que se descobriram as suas enormes capacidades para desenvolver a capacidade dos músculos e prevenir lesões.Existe uma variante de treino sem máquinas, mas o verdadeiro pilates é praticado com o auxílio de ' máquinas' de correias e elásticos, que ajudam o trabalho muscular.


Benefícios: desenvolve a força muscular, principalmente da parte central do corpo, fortalece a espinha dorsal, estabiliza a bacia e aumenta a mobilidade.


Biodanza


Basicamente, trata-se de aprender a dançar a sua própria vida. Aqui, a dança e o movimento são o ponto de partida, mas não o objectivo em si, que é aprender a chegar a si próprio. E não,m não é preciso saber dançar, todos podem praticar biodanza: a ideia é oferecer à pessoa a capacidade de escutar o seu próprio mundo e expressá-lo através do movimento, utilizando-o como ponte entre sentimentos, pensamento e acção.

Benefícios: permite a cada um expressar a sua identidade em grupo, descobrindo o prazer de criar e partilhar. Aumenta a vitalidade, a alegria e promove a convivência. É uma fantástica modalidade para gerir o stress.


É com este último post que me despeço do blogue. O ano lectivo acabou, assim como o nosso projecto, por isso damos por encerrada esta actividade. Espero que tenha sido útil e que tenham aprendido algo de novo sobre a actividade física e os vários desportos de que falei!
=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário