26 de janeiro de 2010

Anorexia



Ola' =D
Eu fiquei responsável por vos informar sobre este tema e vou começar por vos dar a conhecer o historial desta perturbação alimentar.

A primeira descrição médica da doença foi feita em 1694 pelo inglês Thomas Morton, que a designou "caquexia nervosa" e a descreveu como “atrofia nervosa, consumptiva, sem febre, tosse ou dispneia”. Já a denominação mais específica "anorexia nervosa” surgiu com William Gull a partir de 1873, referindo-se à “forma peculiar de doença que afecta principalmente mulheres jovens e caracteriza-se por emagrecimento extremo[...]” cuja “falta de apetite é [...] decorrente de um estado mental mórbido e não a qualquer disfunção gástrica[...]”.
Já no século XX, só a partir dos anos 70 é que a investigação e a clínica da anorexia nervosa sofreram impulsos decisivos, devido aos contributos de três investigadores: Hilde Bruch, Arthur Crisp e Gerald Russell. Bruch chama pela primeira vez atenção para a perturbação da imagem corporal de que sofrem estas doentes. Crisp definiu a anorexia nervosa como uma "fobia do peso", devido ao receio mórbido que estes doentes têm de engordar, relacionando-a com as dificuldades psicológicas de encarar as transformações da puberdade e da adolescência. Em 1970, Russell estabeleceu pela primeira vez as três características fundamentais da anorexia:
• Comportamento persistente com o objectivo de perder peso;
• Alterações psicológicas causadas pelo medo de engordar;
• Alterações endócrinas, como falta de menstruação (amenorreia) nas mulheres e falta de interesse sexual nos homens.


Espero que nos visitem diariamente e que comentem =D
Se houver algum assunto sobre a anorexia que queiram que seja tratado e' so' dizer.
E despeço-me com este pequeno vídeo!



Continuação de uma boa semana :D *

Nenhum comentário:

Postar um comentário