10 de junho de 2010

Um até já!!

Olá Insaciáveis, este é o meu último post, mas o nosso blogue vai continuar activo para continuarem a consultá-lo.
Espero que tenham aprendido alguma coisa com os meus posts e os dos meus colegas.
Se for caso disso aproveitem as férias ao máximo.


É muito cómodo dizer: "Não presto; não me sai, não nos sai uma direita!". Além de não ser verdade, esse pessimismo esconde uma enorme preguiça... Há coisas que fazes bem e coisas que fazes mal. Enche-te de alegria e de esperança pelas primeiras; e enfrenta-te, sem desalento, com as segundas, para rectificar. E sairão bem.

(Josemaría Escrivá)


Bjs, Insaciáveis.

9 de junho de 2010

A despedida =)


O ano lectivo terminou... O nosso projecto terminou... E também o nosso blogue vai terminar...(ohhhhhhhh!!) Mas não queremos que fiquem tristes. Poderão consultá-lo sempre que quiserem.


Claro que este blogue não teria sido o sucesso que foi se não fossem vocês, queridos Insaciáveis, que nos apoiaram e acompanharam ao longo destes meses. Por isso, muito OBRIGADO!!

Fiquem agora com a música "Thank You" e, até qualquer dia!!



8 de junho de 2010

Testemunho

Ola'
Este é o testemunho de alguém que quis partilhar um problema grave e quem sabe, tentar ajudar quem se encontra na mesma situação. Vale a pena ver e pensar...



Assim como a Pakita este também é o meu último post e com o qual me vou despedir de vocês. Obrigada por todo o apoio que nos deram e espero que tenham aprendido bastante sobre este problema.

A vida não é para desperdiçar, é para ser vivida.

7 de junho de 2010

Pilates e Biodanza

Pilates


Um tipo de exercício focalizado na parte central do corpo, que ensina o praticante a respirar correctamente e a dominar o próprio corpo.
Inicialmente desenvolvido como treino para bailarinos, foi rapidamente adoptado por 'leigos' assim que se descobriram as suas enormes capacidades para desenvolver a capacidade dos músculos e prevenir lesões.Existe uma variante de treino sem máquinas, mas o verdadeiro pilates é praticado com o auxílio de ' máquinas' de correias e elásticos, que ajudam o trabalho muscular.


Benefícios: desenvolve a força muscular, principalmente da parte central do corpo, fortalece a espinha dorsal, estabiliza a bacia e aumenta a mobilidade.


Biodanza


Basicamente, trata-se de aprender a dançar a sua própria vida. Aqui, a dança e o movimento são o ponto de partida, mas não o objectivo em si, que é aprender a chegar a si próprio. E não,m não é preciso saber dançar, todos podem praticar biodanza: a ideia é oferecer à pessoa a capacidade de escutar o seu próprio mundo e expressá-lo através do movimento, utilizando-o como ponte entre sentimentos, pensamento e acção.

Benefícios: permite a cada um expressar a sua identidade em grupo, descobrindo o prazer de criar e partilhar. Aumenta a vitalidade, a alegria e promove a convivência. É uma fantástica modalidade para gerir o stress.


É com este último post que me despeço do blogue. O ano lectivo acabou, assim como o nosso projecto, por isso damos por encerrada esta actividade. Espero que tenha sido útil e que tenham aprendido algo de novo sobre a actividade física e os vários desportos de que falei!
=D

5 de junho de 2010

Cirurgia para a Obesidade















Olá amigos,

Hoje irei falar-vos de uma possível "cura" para esse a obesidade: a cirurgia.

O princípio da cirurgia bariátrica consiste em induzir a perda de peso por meios cirúrgicos, e ao longo de mais de 50 anos de existência este tipo de cirurgia transformou-se numa sub-especialidade da cirurgia geral, acumulando dezenas de técnicas diferentes para tratar o problema do grande obeso.
De um modo geral, a perda de peso pode ser obtida por dois caminhos: pela redução da capacidade de armazenamento do estômago e de sua velocidade de esvaziamento (cirurgias restritivas), ou pela exclusão de grandes segmentos de intestino delgado evitando que os nutrientes sejam absorvidos (cirurgias disabsortivas).
A Banda Gástrica é um exemplo de cirurgia puramente restritiva, onde se diminui o tamanho do reservatório de alimento. Nas técnicas disabsortivas promove-se um encurtamento do intestino delgado, reduzindo o tempo de contato dos nutrientes com as células intestinais dificultando sua absorção, a Derivação Bilio-Pancreática de Scopinaro é a principal representante deste grupo.
Existe ainda um grupo chamado de cirurgia mista, que combina os dois princípios básicos (diminui a capacidade de armazenar e absorver os alimentos), é o "Bypass gástrico" ou Cirurgia de Fobi-Capella. Infelizmente não existe a cirurgia absolutamente perfeita que se encaixe em todos os casos; cada técnica possui vantagens e desvantagens que devem ser analisadas em cada paciente de acordo com suas expectativas e prioridades, observando-se suas características pessoais como idade, sexo, raça, grau de obesidade, hábitos alimentares, nível sócio-cultural e perfil psicológico-comportamental. Durante a avaliação médica o cirurgião e o paciente decidirão juntos qual a melhor alternativa.

3 de junho de 2010

Hiperfagia Prandial


O nome complicado aplica-se àqueles que ingerem grandes quantidades de alimentos às refeições. Como se manifesta nas grandes patuscadas, aos olhos dos outros comensais, é facilmente 'desculpável' e vista como um excesso alimentar típico de pessoas de grandes apetites.


As consequências da Hiperfagia Prandial também se reflectem na saúde:

. Cáries dentárias graves.
. Menstruações irregulares.
. Perturbações gástricas e intestinais.
. Problemas renais e cardíacos.
. Aumento de pêlos no rosto e corpo.
. Perdas importantes de minerais.
. Inchaço do rosto e dos dedos.

Até para a semana!!

2 de junho de 2010

Algumas curiosidades...


Sabiam que…
* A confecção dos legumes aumenta a biodisponibilidade das vitaminas e minerais?!
* É aconselhável ingerir peixes gordos todas as semanas?! [Isto porque a gordura do peixe é rica em ácidos gordos ómega 3, essenciais ao bom funcionamento do coração e do cérebro]
* Os legumes congelados não perdem nutrientes e o frio impede as reacções enzimáticas responsáveis pelo envelhecimento destes alimentos?!
* As vitaminas e minerais que se utilizam para enriquecer os alimentos têm uma biodisponibilidade muito mais reduzida?!
* Quando se faz sopa pode-se colocar o azeite no início ou no final?! [Isto porque a temperatura atingida não altera a qualidade do azeite]
* As quantidades de antioxidantes nos legumes e frutos congelados são idênticas às dos produtos frescos?!
* Os antioxidantes variam em função da cor dos legumes e dos frutos?!
* Os legumes verdes são os mais ricos em cálcio e em ferro?!
* Os legumes vermelhos, laranjas e amarelos são os mais ricos em carotenos?!
* Os legumes brancos, como o alho e a cebola são ricos em compostos de enxofre, como a alicina e aliina, muito importantes na protecção da saúde?!

Até para a semana :)

1 de junho de 2010

Anorexia e o Cérebro


Ola
'


Hoje vou falar-vos de um estudo realizado sobre o efeito da anorexia no cérebro.

Este estudo da Universidade Yale descobriu que a anorexia causa uma diminuição do cérebro, mas esses danos são reversíveis. Os investigadores acompanharam pessoas que se tinham curado da anorexia um ano antes, e todos os problemas neurológicos decorrentes da doença tinham sido reparados. Compararam 32 mulheres anoréxicas com 21 saudáveis, às quais efectuaram ressonâncias magnéticas. As 32 anoréxicas iniciaram um tratamento para ganhar peso durante um mês, e o volume da massa cinzenta foi subindo ao longo dos meses, até se estabilizar em níveis quase normais. O volume médio de massa cinzenta de um adulto saudável é 680 ml. No início do tratamento, as anoréxicas apresentavam 648 ml. Depois de um mês, a média subiu para 663 ml.
A massa cinzenta fica na superfície do cérebro (o córtex), e não deve ser confundida com a massa branca, que, grosso modo, é o cérebro “propriamente dito”. Mesmo assim, estudos mostram que há também diminuição real no tamanho do cérebro em casos avançados de anorexia.

Até para a semana!

31 de maio de 2010

Tai-chi Chuan e Chiball



TAI-CHI CHUAN

Há quem o descreva como meditação em movimento. Baseado em três pricípios - vencer o movimento pela quietude, vencer a dureza pela suavidade, vencer a rapidez pela lentidão - desenvolveu-se na Antiguidade como técnica de combate, mas foi depois recriada e adaptada como uma forma de controlo corporal, de aprendizagem de respiração e de equilíbrio entre o corpo e a mente. A sua prática consiste em sequências de movimento contínuos, suaves e fluidos, dando origem a uma coreografia.

Benefícios:
Não te deixes enganar por palavras como suavidade e lentidão: para fazer tai-chi a sério vais precisar de muita força de pernas... É que o 'controlo' do corpo dá muito trabalho. Vais desenvolver a harmonia mental, além dos músculos de todo o corpo.


CHIBALL

Combina movimentos do tai-chi, ioga e pilates com os ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza movimentos suaves para aumentar a oxigenação, libertar a tensão, revigorar o metabolismo e melhorar a flexibilidade. Utilizando bolas com várias cores e cheiros, a ideia é também alinhar o corpo e o espírito com as estações do ano. O fluxo da energia vital é estimulado através de movimento, respiração e concentração.

Benefícios:
Com a prática regular podes melhorar a tua postura, equilíbrio, flexibilidade, mobilidade e concentração mental, a tonicidade dos músculos dorsais e abdominais, e ainda libertar a tensão muscular e emocional.

29 de maio de 2010

"Verdade ou Mito?"


Olá Insaciáveis!!

É com alguma pena nossa que vos informamos que esta será a última edição de "Verdade ou Mito". Contudo, esperamos que têm gostado, e claro, aprendido qualquer coisita ;)

5. “O stress faz engordar.” -> MITO

O stress por si só não nos faz engordar. O que acontece é que algumas pessoas em situações de maior stress têm vontade de comer tudo o que vêem à frente. Mas também pode acontecer o contrário, isto é, perderem o apetite. Varia muito de pessoa para pessoa! No entanto, nenhuma destas situações é saudável, pelo que o melhor é relaxar e não stressar!

6. “Cortar o cabelo e as unhas depois de comer pára a digestão” -> MITO

Não há qualquer estudo científico que comprove tal afirmação. Portanto, acreditar ou não, cabe a cada um de nós decidir...

E pronto, mitos esclarecidos :D

Agora, e para encerrar 'em grande' esta rubrica, vamos deixar-vos alguns mitos sobre os distúrbios alimentares:

- Os distúrbios alimentares não são uma doença;
- Os distúrbios alimentares são raros;
- Apenas se pode ter um tipo de doença do comportamento alimentar de cada vez;
- Não se pode morrer de doenças do comportamento alimentar;
- Só as jovens e mulheres podem ter distúrbios alimentares;

- Jovens com menos de 15 anos são muito novos para terem uma doença do comportamento alimentar;
- Os homens que sofrem de distúrbios alimentares tendem a ser homossexuais;
- Fazer dieta é um comportamento normal (aceitável) do adolescente;
- Apenas pessoas de nível socioeconómico elevado sofrem de distúrbios alimentares;

- Os distúrbios alimentares sem sintomas graves (não diagnosticados) não são graves; - Pela aparência percebe-se sempre se uma pessoa sofre de um distúrbio alimentar;
- A recuperação nas doenças do comportamento alimentar é rara;
- Quando o peso normal é alcançado, o doente está curado.

28 de maio de 2010

Crianças de hoje poderão viver menos tempo


Olá caros visitantes!

Hoje trago-vos uma notícia que encontrei acerca dos problemas que advêm da obesidade infantil.

Virgínia Alves, em "Jornal de Notícias"
(20/03/2010)


(Clicar na imagem para ler a notícia)

Espero que de alguma forma esta notícia vos ajude a perceber o quanto é importante combatermos este problema: A OBESIDADE INFANTIL!

Obrigado pela vossa visita e não deixam de nos acompanhar...
Bom fim-de-semana!

27 de maio de 2010

Síndrome de Gourmet, será que sabes o que é?



Olá insaciáveis, hoje vou falar-vos de um distúrbio alimentar muito pouco conhecido: a Síndrome de Gourmet.

As pessoas que sofrem desta síndrome vivem preocupadas (mais do que o normal) com a preparação, compra, apresentação e ingestão de pratos especiais, diferentes e/ou exóticos. A preocupação com este tipo de actividade leva a que as pessoas percam o interesse nas suas relações sociais, familiares e ocupacionais.

Acredita-se que tal alteração possa ser consequência de lesões ou alterações funcionais no hemisfério cerebral direito, tais como tumores, traumatismos, ...


Espero que tenham aprendido alguma coisa e até para a semana. Bjs

26 de maio de 2010

Algumas dicas...


Cada vez se tem maior e melhor consciência de que somos o que comemos.

Como tal, nada melhor do que deixar-vos aqui algumas dicas para uma alimentação mais saudável:
- Comer lentamente é útil para uma boa digestão e sensação de saciedade;
- A adição de sal nos cozinhados deve ser reduzida gradualmente e substituído por ervas aromáticas, limão ou especiarias;
- As vossas refeições devem incluir diariamente alimentos crus, tais como frutas, legumes e saladas;
- Cozidos em água ou vapor, os estufados, os grelhados e os assados sem gordura são boas opções para cozinhar no dia-a-dia;
- Os fritos, os guisados e os assados com gordura devem ser utilizados só em ocasiões especiais;
- Os molhos devem ser servidos separadamente e o saleiro deve ficar na despensa;
- Devem cozinhar com o mínimo de gordura, retirando as gorduras visíveis e a pele das aves;
- Deve-se ler sempre os rótulos dos produtos: a validade, a origem e a sua composição;
- O forno de microondas pode ser uma boa solução para aquecer ou cozinhar alimentos;
- Quando a tendência é para se comer em excesso, a utilização de pratos mais pequenos ou previamente preparados, pode evitar que se coma demasiado;
- As refeições tomadas antes de adormecer devem ser ligeiras e com o mínimo de gordura.

Espero que façam uso destas dicas, que embora simples fazem toda a diferença.

Até quarta :)

25 de maio de 2010

Histórico materno tem influência na anorexia


Ola' =D

A anorexia pode ser uma herança psíquica materna. Uma pesquisa feita com mães de adolescentes que sofrem do distúrbio mostrou que todas apresentam, no seu histórico de vida, uma relação problemática com a comida.
Um estudo qualitativo investigou os hábitos alimentares de mães de meninas com anorexia e descobriu-se que a relação que essas mulheres tinham com a comida também não era saudável, todas tinham passado por períodos de restrição alimentar, principalmente na infância. Algumas eram muito selectivas com o que ingeriam, outras sofreram privações devido a dificuldades financeiras.
Quando se tornaram mães, elas passaram a oferecer aos filhos comida em excesso ou alimentos muito calóricos. Procuravam dar aquilo que não tiveram. O efeito foi o inverso: as filhas começaram a reduzir a sua alimentação, por conta própria.
Esse panorama é conhecido entre profissionais que tratam pacientes com anorexia.

Até para a semana :D



24 de maio de 2010

Benefícios da escalada


Praticada em completa integração com a natureza, a escalada é um desporto que trabalha o corpo e a mente.
Elaborar uma estratégia de progressão, vencer desafios e controlar o medo ajudam quem a pratica a libertar o stress da vida quotidiana.
Em termos de saúde, a escalada tem vários benefícios, pois é um desporto muito completo.
Trabalha todos os músculos, regulariza o sistema nervoso, desenvolve a capacidade de concentração e de resolução de situações de crise, melhora o sistema respiratório, activa a circulação e, através da transpiração, ajuda a eliminar as toxinas.

23 de maio de 2010

Já ouviste falar da Pica?!


A pica caracteriza-se pela ingestão de substâncias não comestíveis (exemplos: carvão, terra, sabão, giz, ...) e também de alguns produtos comestíveis considerados ingredientes para a comida (exemplos: farinha, batatas cruas, ...).

Para que este problema seja considerado um distúrbio alimentar, deve persistir por mais de um mês. Afecta pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças, mulheres grávidas e pessoas com deficiência mental, surgindo maioritariamente em países em vias de desenvolvimento e em áreas rurais.
As causas específicas da pica são desconhecidas, mas certas condições ou situações, nomeadamente deficiência nutricional, dieta, má nutrição, factores culturais, problemas de desenvolvimento, negligência parental, privação de comida e as condições de saúde mental aumentam a incidência desta doença.
A pica pode ter graves complicações médicas, como intoxicação, dores abdominais e anemia. Os casos registados de pica são raros, mas também é preciso ter em conta que ainda existem muitas interrogações sobre esta doença.

Até para a semana queridos Insaciáveis

19 de maio de 2010

Vegetarianismo e os distúrbios alimentares


Sabias que algumas pessoas que se dizem vegetarianas podem sofrer de distúrbios alimentares? Pois foi o que revelou recentemente uma pesquisa realizada na Universidade de Minnesota, EUA, mostrando que o vegetarianismo, declarado por 20% dos jovens norte-americanos, é apenas um problema psicológico.

Durante os estudos, 2.516 jovens com idades entre 15 e 23 anos, tiveram os seus hábitos alimentares analisados. Após o acompanhamento, chegou-se à conclusão de que um em cada 20 não come carne. De entre os vegetarianos, dois em cada 10 afirmaram comer verduras e legumes somente para perder peso ou manter o peso actual, sendo que no controlo da balança, alguns comem pouco e ainda provocam o vómito.

No entanto, não é correcto generalizar. Aliás, este alerta não é de todo para aqueles vegetarianos que se alimentam correctamente, com qualidade nutricional, até porque o risco de terem doenças cardíacas e diabetes é bem menor, por ingerirem mais vitaminas e menos gordura do que aqueles que comem carne, por exemplo.

Portanto, o fundamental é sabermos cuidar da nossa alimentação, independentemente de sermos vegetarianos ou não!

18 de maio de 2010

Avatar da vida real ou quase...


Ola
' :D
O que acha de ser transportado para um outro corpo? Por exemplo, para o corpo de uma menina de dez anos?
Graças à realidade virtual, pode virar uma menina de 10 anos, usar saia e ser esbofeteado! Viva a tecnologia!
Mas parece que essa experiência, feita com um simulador de realidade virtual, é suficiente para que homens de 20 anos (ou pouco mais) reajam como se o corpo esbofeteado fosse deles.
As descobertas mostram como a consciência que nós temos de nós mesmos pode ser manipulada. O estudo promete abrir o caminho para tratamentos inovadores de doenças psicológicas, como a anorexia.
Isso é chamado pelos cientistas de “fenómeno de transferência de corpo” e, ao contrário do que se pode pensar, não depende de alta tecnologia e genética, como em Avatar, mas sim da nossa mente.
Há 10 anos atrás, uma experiência ficou muito popular. O pesquisador colocava uma mão de borracha em cima de uma mesa com buracos, na frente de um voluntário. A mão de borracha aparecia, enquanto a mão do voluntário ficava escondida. Se a mão do voluntário fosse tocada da mesma forma que a mão de borracha, o voluntário passava a considerar a mão de borracha como a sua.
A indústria dos jogos pode lucrar com estas descobertas mas, mais importante que isso, a psicologia também poderá criar novos tratamentos para distúrbios como a anorexia.

Ate' para a semana!!