23 de maio de 2010

Já ouviste falar da Pica?!


A pica caracteriza-se pela ingestão de substâncias não comestíveis (exemplos: carvão, terra, sabão, giz, ...) e também de alguns produtos comestíveis considerados ingredientes para a comida (exemplos: farinha, batatas cruas, ...).

Para que este problema seja considerado um distúrbio alimentar, deve persistir por mais de um mês. Afecta pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças, mulheres grávidas e pessoas com deficiência mental, surgindo maioritariamente em países em vias de desenvolvimento e em áreas rurais.
As causas específicas da pica são desconhecidas, mas certas condições ou situações, nomeadamente deficiência nutricional, dieta, má nutrição, factores culturais, problemas de desenvolvimento, negligência parental, privação de comida e as condições de saúde mental aumentam a incidência desta doença.
A pica pode ter graves complicações médicas, como intoxicação, dores abdominais e anemia. Os casos registados de pica são raros, mas também é preciso ter em conta que ainda existem muitas interrogações sobre esta doença.

Até para a semana queridos Insaciáveis

Um comentário:

  1. Muitos Parabéns!
    Confesso que associava a pica meramente á toxicodependencia.Este blogue tem me fornecido informações muito preciosas e úteis para o meu dia a dia.
    Obrigada

    ResponderExcluir