19 de maio de 2010

Vegetarianismo e os distúrbios alimentares


Sabias que algumas pessoas que se dizem vegetarianas podem sofrer de distúrbios alimentares? Pois foi o que revelou recentemente uma pesquisa realizada na Universidade de Minnesota, EUA, mostrando que o vegetarianismo, declarado por 20% dos jovens norte-americanos, é apenas um problema psicológico.

Durante os estudos, 2.516 jovens com idades entre 15 e 23 anos, tiveram os seus hábitos alimentares analisados. Após o acompanhamento, chegou-se à conclusão de que um em cada 20 não come carne. De entre os vegetarianos, dois em cada 10 afirmaram comer verduras e legumes somente para perder peso ou manter o peso actual, sendo que no controlo da balança, alguns comem pouco e ainda provocam o vómito.

No entanto, não é correcto generalizar. Aliás, este alerta não é de todo para aqueles vegetarianos que se alimentam correctamente, com qualidade nutricional, até porque o risco de terem doenças cardíacas e diabetes é bem menor, por ingerirem mais vitaminas e menos gordura do que aqueles que comem carne, por exemplo.

Portanto, o fundamental é sabermos cuidar da nossa alimentação, independentemente de sermos vegetarianos ou não!

Um comentário:

  1. Parabéns!
    tenho acompanhado o vosso blogue semanalmente e tenho adorado.

    ResponderExcluir