31 de maio de 2010

Tai-chi Chuan e Chiball



TAI-CHI CHUAN

Há quem o descreva como meditação em movimento. Baseado em três pricípios - vencer o movimento pela quietude, vencer a dureza pela suavidade, vencer a rapidez pela lentidão - desenvolveu-se na Antiguidade como técnica de combate, mas foi depois recriada e adaptada como uma forma de controlo corporal, de aprendizagem de respiração e de equilíbrio entre o corpo e a mente. A sua prática consiste em sequências de movimento contínuos, suaves e fluidos, dando origem a uma coreografia.

Benefícios:
Não te deixes enganar por palavras como suavidade e lentidão: para fazer tai-chi a sério vais precisar de muita força de pernas... É que o 'controlo' do corpo dá muito trabalho. Vais desenvolver a harmonia mental, além dos músculos de todo o corpo.


CHIBALL

Combina movimentos do tai-chi, ioga e pilates com os ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza movimentos suaves para aumentar a oxigenação, libertar a tensão, revigorar o metabolismo e melhorar a flexibilidade. Utilizando bolas com várias cores e cheiros, a ideia é também alinhar o corpo e o espírito com as estações do ano. O fluxo da energia vital é estimulado através de movimento, respiração e concentração.

Benefícios:
Com a prática regular podes melhorar a tua postura, equilíbrio, flexibilidade, mobilidade e concentração mental, a tonicidade dos músculos dorsais e abdominais, e ainda libertar a tensão muscular e emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário