O exagero em dietas naturalistas pode revelar sintomas de uma doença, baptizada de "ortorexia nervosa"; será alguém que é muito preocupado com os hábitos alimentares e dedica grande parte do tempo a planear, comprar, preparar e fazer refeições. Além disso, dispõe de um auto-controle rigoroso para não se render diante de uma tentação, como um bom Big Mac. Sem falar que se sente superior a quem come um gelado de chocolate. A pessoa acaba por adoptar comportamentos nutricionais cada vez mais restritivos, isolando-se até socialmente, algo como viciados em Comida Saudável.
As dietas como a macrobiótica e as que propõem a exclusividade de folhas, legumes e frutas podem fazer do indivíduo um candidato à ortorexia, neologismo baseado no grego, em que orthós significa "correcto" e "verdadeiro", e oréxis quer dizer "apetite".
No perfil desse tipo de personalidade obsessiva, há uma preocupação com a perfeição, com a rigidez, com as normas e as regras. Nesse sentido, entraria a alimentação que é considerada correcta e saudável. As dietas que restringem grupos alimentares não têm nenhuma lógica científica. Parte-se de uma premissa não comprovada, faz-se um raciocínio lógico, e tudo parece verdade. Nesse caso, o indivíduo pode colocar a saúde em risco devido à grande perda de peso e componentes nutritivos. É precipitado classificar esses casos como doença, mas admite-se que a ortorexia pode ser um sintoma complexo em algumas doenças, ou um subtipo de distúrbio alimentar já existente.
Por hoje é tudo. Até para a semana Insaciáveis :)
PS: Se estiverem na região de Lamego não se esqueçam de participar na Caminhada.
olá meu nome é lais estou na 6 serie a da escola sonia maria pereira da silva que é do novo horizonte pra mim elas deviam comer alimentos saudaveis nã ficar sem comer por varios dias
ResponderExcluir