26 de fevereiro de 2010

Obesidade e as suas consequências - Parte II














Olá amigos

Tal como vos disse na semana passada, hoje vou falar um pouco mais sobre outras consequências da obesidade, nomeadamente das doenças cardiovasculares e hipertensão e os aspectos psicológicos.

Doenças cardiovasculares e hipertensão:

Estas doenças representam uma grande parte (cerca de um terço) das mortes nos homens e nas mulheres na maioria dos países industrializados; a sua incidência tem vindo a aumentar nos países em vias de desenvolvimento.
A obesidade predispõe um indivíduo a vários factores de risco cardiovasculares, nomeadamente a hipertensão e elevação dos valores do colesterol no sangue. Foi calculado que a cada kg de peso perdido corresponde a uma redução de um por cento do colesterol LDL (“mau colesterol”).
A prevalência de hipertensão em indivíduos com excesso de peso é quase três vezes superior à observada em adultos sem excesso de peso.

Aspectos psicológicos:

A obesidade é altamente estigmatizada em muitos países europeus em termos do modo como é percebida, na medida em que surge frequentemente associada a conceitos negativos como preguiça e fealdade. Os indivíduos podem ser objecto de discriminação social e vítimas de flutuações de humor com repercussões sérias.

Espero ter sido esclarecedor para vós amigos.

Bom fim-de-semana a todos!


Um comentário:

  1. Bom dia!
    Sou Obesa e não calculas como me sinto triste pelo facto de o ser.
    Tenho acompanhado o vosso blogue e já estou a fazer algumas alterações no meu dia a dia.

    muitos Parabéns.

    ResponderExcluir