25 de fevereiro de 2010

Consequências da Bulimia

Uma pessoa que sofre de bulimia chega a ingerir numa hora, em calorias, o que devia consumir durante um dia inteiro. Ao sentir-se culpada pelo excessivo consumo de alimentos e para perder peso (ou para não ganhá-lo), a doente provoca o vómito, usa laxantes e pratica exercício físico em excesso.

O continuar deste tipo de acções permite a manutenção do peso em níveis normais ou um pouco acima e, ainda, apresentar uma imagem aparentemente saudável. Esta imagem "saudável" ilude a pessoa em relação ao seu problema e dificulta, aos outros, a percepção do mesmo. Por esta razão, a bulimia é uma doença que tende a prolongar-se no tempo.
As consequências da bulimia são variadas e graves, podendo causar lesões irreversíveis ou de difícil tratamento, como depressão, fadiga, arritmia cardíaca, irregularidade menstrual, ossos e dentes frágeis, vasos sanguíneos dilatados na pele do rosto e problemas de estômago e esófago (causados pelos vómitos).
Pode ainda causar
dificuldade na concentração, mudanças de humor (devido a um desequilíbrio químico) e arranhões na parte de cima das mãos ou nos nós dos dedos.

Não te esqueças de comentar.

10 comentários:

  1. Oi! Eu tou a fazer um trabalho sobre bulimia e axo k o k escreves todas as semanas tá muito bom.
    Tás a ajudar muito com os teus textos.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado.. Achei mto bom..
    Me ajudou bastante cm meu trabalho sobre disturbios alimentares... :)

    ResponderExcluir
  3. gostei mto mais naum era oque eu queria eu quero curiosidades sobre a bulimia mais obrigada!

    ResponderExcluir
  4. QUANDO EMAGRECI 42 QUILOS, A UNS O6 ANOS ATRÁS, PASSEI A ME PRECUCUPAR QUANTO A POSSIBILIDADE DE ENGORDAR NOVAMENTE.
    DEVIDO A ISSO COMEÇEI A VOMITAR. OS PRIMEIROS 03 ANOS FORAM DE FORMA EXCESSIVA, DE 03 A 04 VEZES POR SEMANA.

    AGORA, APESAR DE TER ENGORDADO 07 QUILOS, ESTOU MAIS CONTROLADO, MAS VOMITEI A 03 SEMANAS ATRÁS.

    NÃO CONSIGO CONTROLAR...DO NADA COMEÇO A OCMER E COMER ATÉ PASSAR MAL E VOU VOMITAR.

    ACHO QUE, POR SER MUITO ANSIOSO, ISSO ACABA ME PREJUDICANDO UM POUCO.

    É MUITO RUIM. NÃO RECOMENDO A NINGUÉM ESTA PRATICA NOCIVA A SAÚDE.

    ESTOU LUTANTO PARA TENTAR PARAR, MAS ESTÁ DIFÍCIL.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo sendo difícil buscar um equilibrio, temos que persistir , desistir nunca ! Ter força de vontade ! Emagreci 25 kg e tenho 16 anos , devido a uma reeducaçao alimentar , quando cheguei aos 60 kg tive muito medo de engordar tudo de novo e ver as pessoas zuando e debochando denovo , foi ai que começei com a anorexia e em seguida a bulimia o meu maior problema e que nunca forçei o vomito mas sempre tive refluxo ,isso fez com que a quantidade excessiva de comida que eu ingerisse eu passasse muito mal e meu proprio estomago expulsasse a comida . Tem 1 ano que luto buscando o equilibrio e uma saude bem melhor ! Tenho fé que logo logo estarei 100% !

    ResponderExcluir
  6. tenho bulimia a mais ou menos 9 anos...no começo acha meio normal mas agora vejo que isso tá acabando com mim vida, meus relacionamentos,...tô agora buscando tratamento psicológico e psiquiatrico.. para mi libertar dessa dependência ...que sem duvida não faz bem a ninguém..

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho 26 anos sou casada e tenho uma filhinha de 8 meses. Pratico a bulimia desde os 14 anos e hoje vejo o quanto isso tem me prejudicado, sei que é um ato involuntário quando me dou por conta lá estou eu com o dedo enfiado na guéla estimulando o vômito,as vezes por um misero copo de água. Hoje estou tentando parar, tenho a ajuda da família que é fundamental, psicóloga e psiquiatra.
    Vomitava mais de 8 vezes ao dia.
    Hoje estou com anemia, depressão, mal funcionamento intestinal, sinto dores no peito e estou sempre cansada.

    Um aviso ao leitor, nada desses métodos nos ajudarão chegar a qualquer objetivo, a não ser a morte que nenhum de nos almeja.
    Antes de vomitar pense:
    Porque vou fazer isso? O que pretendo com isso?

    Depois de ver as pessoas ao meu redor sofrendo de preocupação por minha causa, e eu quase perdendo minha vida por me preocupar com um esteriótipo que a sociedade me apresenta, parei parei olhei pra vida e vi.
    Sou única, não tem mais ninguém neste mundo igual a mim, com tais qualidades, com jeitinho que só eu tenho.
    As pessoas ao meu redor me amam pelo que sou e não pela minha aparência. Tudo isto some embaixo da terra.
    Então pense 1,2,3 quantas vezes for preciso, você é único e não pela aparência e sim pelo seu jeitinho todo especial de ser.
    Jesus te ama!!!!
    Posso garantir uma coisa, nos próximos meses vou relatar que estou a mais de meses sem vomitar e me sinto muito bem, pode ter certeza!

    Força amigos temos que lutar e deixar de sermos coitadinhos, isso é pra fracos.
    Não perca sua vida por beleza exterior e infelicidade, A VIDA VALE MUITO A PENA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi colega, eu sofro com a bulimia desde os 15...hj trnho 23. No começo também achava normal. .mas agora estou começando a sentir as consequências. Não tenho ânimo para fazer as coisas..e no trabalho estou tão desatenta que corro o risco de perde lo. Tenho crises de humor..e as vezes parece que estou em tpm constante.provoco vomitos uma vez por dia...poucas vezes duas. Preciso de ajuda . Estou com medo das co sequencias q isso ja possa ter gerado. Vc esta com alga doença? ?

      Excluir
  8. Oi tenho 17 anos e aos 14 anos eu comecei a provocar o vômito, todos os dias me da umas crises e eu como muito já sabendo que vou por para fora depois ! Tenho medo de procurar ajuda por causa dos meus pais, pois eles não sabem. E tenho sérios problemas de humor, to percebendo a mudança das cores dos meus dentes e tenho as marcas nos meus dedos e hoje acordei com uma ferida na minha boca e to achando que é por consequência do vômito . Preciso de ajuda mas não sei que tipo de médico procuro . Não aguento mais ser dependente da bulímia !

    ResponderExcluir
  9. Oi tenho 17 anos e aos 14 anos eu comecei a provocar o vômito, todos os dias me da umas crises e eu como muito já sabendo que vou por para fora depois ! Tenho medo de procurar ajuda por causa dos meus pais, pois eles não sabem. E tenho sérios problemas de humor, to percebendo a mudança das cores dos meus dentes e tenho as marcas nos meus dedos e hoje acordei com uma ferida na minha boca e to achando que é por consequência do vômito . Preciso de ajuda mas não sei que tipo de médico procuro . Não aguento mais ser dependente da bulímia !

    ResponderExcluir