Porque é dos hidratos de carbono, também designados de glícidos que o organismo obtém a energia necessária para as suas reacções metabólicas, estes nutrientes são conhecidos como sendo o combustível humano.
Dado que as reservas orgânicas são limitadas e a sua utilização é constante, a ingestão de hidratos de carbono deve ser muito frequente e o componente mais volumoso na dieta (quase metade das calorias que consumimos diariamente devem ter origem nos amidos).
São exemplos de alimentos ricos em glícidos: cereais (pão), batatas, leguminosas (feijão, grão, favas, ervilhas), arroz, massa, vegetais, farinha, fruta, açúcar e mel.
Os glícidos podem ser classificados em monossacarídeos (ex: glicose, galactose e frutose), oligossacarídeos (ex: lactose, maltose e sacarose) e polissacarídeos (ex: glicogénio, amido e celulose), conforme o seu grau de complexidade.
Os glícidos com uma estrutura química mais simples, como é o caso do açúcar, são facilmente absorvidos, constituindo uma fonte de energia rapidamente disponível, mas de curta duração.
Os outros glícidos, com estrutura mais complexa levam mais tempo a passar do intestino para a corrente sanguínea. Daí serem os alimentos mais indicados para afastar a fome e manter o bom funcionamento do organismo ao longo do dia.
Deixo-vos agora um vídeo intitulado "Energy in food".
Espero que gostem!
Espero que gostem!
Até quarta :)
Este blogue está muito criativo. Parabéns!!
ResponderExcluirGosto especialmente deste vídeo. Está brutal!!
Continuem assim, que vão longe...
Ana Pinto
Axei este video bué à frente!
ResponderExcluirEspero k ponham mais deste no vosso site!
Xau.........xD