10 de fevereiro de 2010

Requisitos da Alimentação Saudável


Olá caros visitantes!

Espero que tenham realizado o pequeno teste que vos deixei na semana passada. Mas para todo o caso, quem ainda não o fez pode fazê-lo aqui.

Hoje vou falar-vos um pouco mais sobre os quatro requisitos que uma alimentação deve cumprir para ser saudável (para quem já não se lembra, são eles: equilíbrio, variedade, boa qualidade e quantidade adequada).
Comecemos pelo equilíbrio. Uma alimentação equilibrada deve conter os vários constituintes dos alimentos (proteínas, lípidos, glícidos, vitaminas, sais minerais, fibras e água) numa correcta proporção entre si.
No que respeita à variedade, pode-se dizer que temos uma alimentação variada quando comemos um pouco de tudo, pois só assim garantimos que não haja deficiências de nutrientes essenciais e evitamos os excessos.
Já quando falamos da qualidade dos alimentos, estes deverão ser produtos naturais, estar em bom estado de conservação ou maturação, não contaminados por microorganismos que possam ser prejudiciais para o Homem (bactérias, vírus ou parasitas), libertos de substâncias químicas e hormonais, aprazíveis no aspecto, olfacto e paladar. Trata-se, portanto, de um conjunto de características nem sempre fácil de reunir nos dias de hoje!
Falta ainda falar sobre a quantidade. A quantidade ideal de alimentos varia de pessoa para pessoa, consoante o sexo, peso, altura, actividade física, ... Como tal, podemos adaptar a quantidade de alimentos às nossas capacidades, mas sempre respeitando os limites aconselhados, pois só assim poderemos manter o equilíbrio alimentar.

E pronto, por hoje é tudo.
Espero que tenham ficado elucidados.

Comentem :)

E até para a semana!

Um comentário:

  1. Sem dúvida que uma alimentação deve obedecer aos quatro requisitos,só que muitas vezes esquecemos o mal que fazemos pelo bem que nos sabe. Mas gostei da abordagem apresentada.

    ResponderExcluir