26 de março de 2010

Algumas dicas para uma vida saudável


Olá amigos,

Tal como vos disse na semana passada, hoje vou dar-vos algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para uma vida saudável:
-Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras;

-Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro;

-Evitar alimentos gordurosos, como doces, fritos e refrigerantes;

-Praticar actividades físicas, quer sejam desportos na escola ou ginásio, desde que seja orientado por um profissional. Caminhar é um óptimo exemplo, pois qualquer pessoa pode;

-Beber bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo. Principalmente para quem pratica actividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens, desde hábitos irregulares até factores genéticos e hormonais. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as oportunidades de cura. Mas não se esqueça que o mais importante é estarmos de bem com nós mesmos. Ter um corpo saudável depende do equilíbrio emocional e de uma mente consciente.

ESPERO QUE TENHAM UMAS BOAS FÉRIAS, POIS APENAS RETORNAREMOS DAQUI A 2 SEMANAS.

25 de março de 2010

Bulimia na Ficção


Olá Insaciáveis, hoje trago-vos um pequeno exemplo de bulimia numa novela que passou em Portugal em 2006.

Na novela da rede Globo, Páginas da Vida, o autor Manoel Carlos aborda, entre outros temas, a questão da bulimia, um dos distúrbios alimentares mais comuns dos últimos tempos.

A personagem Giselle, representada pela actriz Rachel de Queiroz, apresenta um comportamento característico de meninas com esse distúrbio. Ela tem 10 anos e estuda ballet clássico por influência e insistência da mãe, Anna, personagem vivida por Débora Evelyn. Anna é uma bailarina frustrada e tenta, a todo o custo, que a sua filha se torne uma bailarina de sucesso. Ela tem pavor que a sua filha engorde e a vigia permanentemente. Giselle com medo de ser repreendida pela mãe, come o que quer, mas sempre às escondidas. Como não pode engordar e sente-se pressionada pela mãe, ela começa a provocar vómitos logo depois de se comer.

Assim, a bulimia, um distúrbio alimentar onde a pessoa come compulsivamente todo o tipo de alimentos, que, assim que são ingeridos, passam a ser eliminados por meio de vómitos auto-induzidos. Quem sofre deste distúrbio tende a manter o peso dentro dos níveis de normalidade, o que pode dificultar aos familiares perceberem o que está a acontecer.

Como para a semana começam as férias da Páscoa o blogue também faz uma pequena interrupção, mas regressa no 3º Período.

Até lá, e se for caso disso BOAS FÉRIAS.

24 de março de 2010

Funções dos sais minerais


Olá Insaciáveis :)

Estamos prestes a entrar de férias...Como tal, este será o meu último post deste período!

Alguns sais minerais são básicos para o organismo humano, pois desempenham funções muito diversas como a formação de hemoglobina, ossos, hormonas, es
malte dentário e até mesmo a regulação de vários mecanismos metabólicos de que a activação de vitaminas constitui um exemplo.
O cálcio, faz parte da estrutura dos ossos e dos dentes, participa no funcionamento do tecido nervoso e do tecido muscular, e como componente do plasma, participa no processo de coagulação sanguínea.
O fósforo também forma parte dos ossos e além disso desempenha funções essenciais no metabolismo orgânico.
O ferro é uma parte integrante da hemoglobina dos glóbulos vermelhos, da mioglobina dos músculos e dos outros componentes orgânicos.
O iodo é um componente das hormonas tiroideias.
O sódio e o potássio regulam a concentração dos líquidos orgânicos.
E poder-se-ia continuar a citar funções de outros elementos essenciais, como o flúor, o zinco, o cobre, o magnésio, o cobalto, o molibdeno, …



Dos sais adicionados na alimentação, entre nós o mais habitual é o cloreto de sódio, o tal vulgar sal de cozinha.
A relação entre o excesso de ingestão de sal e as doenças cardiovasculares é atribuída ao sódio, o qual é responsável pela elevação da tensão arterial e retenção de água no organismo.


E pronto, espero que tenham umas óptimas férias.
Mas nada de abusar dos ovinhos de chocolate, sim?!

23 de março de 2010

Associações

Ola' =D
Assim como a Joana vou deixar-vos a indicação de algumas associações de apoio a quem sofre de anorexia e bulimia e até mesmo para familiares e amigos. As duas primeiras ja´foram faladas pela Joana.

NDCA - Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar (http://www.comportamentoalimentar.pt/ )

AFAAB - Associação dos Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímico

ADANER - Asociación en Defensa de la Atención a la Anorexia Nerviosa y Bulimia

ARBADA - Asociación Aragonesa de Familiares de Enfermos con Trastornos de la Conducta Alimentaria: Anorexia y Bulimia

ADEFAB - Asociación de Familiares de Anorexia y Bulimia

ASTRA - Asociación de Afectados de Trastornos Alimentarios

ACLAFEBA - Asociación Castellano-Leonesa de Ayuda a Familiares y Enfermos de Bulimia y Anorexia

ACAB - Asociación Contra la Anorexia y la Bulimia

ADATAEX - Asociación en Defensa de los Trastornos Alimentarios en Extremadura

ABAP - Asociación de Bulimia y Anorexia de Pontevedra

ACAB RIOJA - Asociación Contra la Anorexia y la Bulimia de La Rioja

ABAN - Asociación Contra la Bulimia y la Anorexia Nerviosa

ACABE - Asociación Contra Anorexia y Bulimia de Euskadi

AVALCAB - Asociación Valenciana de Familiares de Enfermos con TCA

Como as aulas acabam esta semana, eu vou de férias (Lloret) =D
Por isso, quero-me despedir de vocês e até ao 3º Período.
Boas Férias =D

22 de março de 2010

Benefícios do Ciclismo


A prática do ciclismo dá ao coração uma grande reserva de potência, e por isso é considerado o desporto mais eficaz para a prevenção de problemas cardíacos. Além desse benefício, pesquisas médicas constataram que o uso regular da bicicleta proporciona numerosas vantagens à saúde.
A bicicleta funciona como agente libertador, ampliando o universo dos que utilizam. Despendendo a mesma energia e praticamente no mesmo tempo, o ciclista pode atingir distâncias até dez vezes maiores do que se estivesse a caminhar.
Como agente estimulador, o ciclismo tem demonstrado um sensível aumento na produção de hormonas, como o crescimento, imprescindível para os jovens. Andar de bicicleta estimula a "Glândula Hipófise",localizada na base do cérebro, fazendo-a aumentar de cinco a sete vezes o volume de secreção da hormona do crescimento em relação a outros métodos.
Muito importante também é a contribuição do ciclismo como agente preventivo. O uso diário da bicicleta é uma das armas contra a obesidade, pelo simples aumento dos gastos calóricos. Da mesma forma, previne contra os vícios de postura porque, além da activação dos membros inferiores, fortalece a musculatura como um todo, incluindo membros superiores, tronco e pescoço.
A acção preventiva do ciclismo ajuda ainda a evitar ou controlar doenças do tipo metabólico, como o excesso de açúcar no sangue, problemas cardíacos, por fortalecer a musculatura do coração e a osteoporose, que é um processo gradativo de redução da quantidade de cálcio e fósforo do sistema ósseo, que ocorre num apreciável número de pessoas, especialmente após os 45 anos de idade, tornando-se rarefeito e menos resistente.
Por simples prazer ou por conscientização desses benefícios que a bicicleta proporciona, é comum ver locais aprazíveis e seguros cada vez mais repletos de ciclistas, em fins de semana ou mesmo em dias úteis.

19 de março de 2010

Atitudes preventivas da obesidade infantil


Olá amigos,

Peço imensa desculpa por não ter postado na última sexta-feira, mas não tive mesmo possibilidades de o fazer.

Hoje vou falar-vos das atitudes preventivas da obesidade infantil.

O melhor tratamento (mais barato e mais eficaz) para combater a obesidade é a prevenção. A maioria das intervenções, quando a obesidade já está instalada, apresenta resultados claramente menos positivos. Entre as práticas preventivas sobressai a relação positiva entre o período do aleitamento materno e o menor risco de obesidade (um bebé amamentado por um período superior a nove meses tem um risco de 0,6% de se tornar obeso contra um risco de 1% quando o aleitamento é inferior a um mes).
O tratamento deve ter a cooperação da família. O princípio fundamental é a mudança do estilo de vida: dedicar menos horas ao lazer sedentário e, pelo menos, uma hora por dia ao exercício aeróbio. A figura dos pais é fundamental nesta parte do tratamento. Os pais devem estimular os filhos acompanhando-os em caminhadas, numas voltas de bicicleta, nadando no clube. Para as meninas nada melhor do que ouvir música no Ipod e dançar, no seu quarto ou noutro lugar qualquer, ao balanço da música, fazendo a sua coreografia, jogando braços e pernas ao ritmo da música.

Para a próxima sexta irei dar-vos algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para uma vida saudável.

Bom fim-de-semana!

18 de março de 2010

Asociações de Ajuda


Olá, hoje vou dar-vos a conhecer duas associações que ajudam pessoas com bulimia.

A primeira associação é o Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar. Esta Sociedade científica portuguesa sem fins lucrativos existente desde 1995. Tem por objecto o estudo das doenças do comportamento alimentar, a assistência em hospital de doentes e a organização de reuniões científicas sobre o tema.

A segunda associação que encontrei é a Associação dos Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos.A Associação dos Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos (AFAAB) tem como objectivos dar apoio e defender os direitos dos doentes com anorexia e bulimia, através do encaminhamento às consultas e do aconselhamento às famílias. A AFAAB tem desenvolvido sobretudo acções de informação e prevenção, desempenhando um papel importante para o conhecimento da doença.

Com a divulgação destas duas associações, espero que as pessoas que sofrem de qualquer tipo de distúrbio alimentar saibam que não estão sozinhas.

Bjs e até para a semana.

17 de março de 2010

Vitaminas, reguladoras do metabolismo


Hoje irei falar sobre as vitaminas :)


As vitaminas são uma série de substâncias que, proporcionadas pelos alimentos em pequenas quantidades, realizam uma enorme variedade de funções orgânicas relevantes, já que participam em muitas reacções metabólicas.
Existem inúmeras vitaminas, todas elas com funções muito específicas.



As vitaminas estão divididas em dois grupos, consoante possam ser dissolvidas em água ou em gorduras: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.
Embora o nosso organismo só necessite de pequenas quantidades de cada uma das vitaminas, devemos procurar fornecer-lhe todas de forma regular e ter em consideração que elas estão repartidas de forma irregular entre os diversos alimentos, por isso, para evitar alguma carência convém que a nossa alimentação seja variada.

As variadíssimas e saborosas frutas são uma peça fundamental na nossa alimentação pois a sua reserva de vitaminas é uma extraordinária fonte deste princípio nutritivo elementar. Como tal, fomentar o seu consumo é sem dúvida, uma das melhores formas para prevenir as carências vitamínicas.

Até para a semana, Insaciáveis :)