10 de março de 2010

Tipos de gorduras


As gorduras constituem a reserva energética do nosso organismo: a sua formação é a estratégia animal básica para o armazenamento da energia que sobra, nos tempos de abundância, com o objectivo de ser utilizada em épocas de escassez. Quer isto dizer que a função principal deste nutriente é o fornecimento de energia.

Os lípidos existem no reino animal e vegetal, sendo que alguns alimentos são constituídos praticamente só por gordura, como os óleos, azeite, manteiga, margarina ou banha. Mas existem também gorduras “invisíveis” em certos alimentos, como no leite, queijo, carnes, peixes, oleaginosas (frutos secos), …
Segundo a sua composição química podemos dividir as gorduras alimentares em três grupos principais: triglicéridos, fosfolípidos e colesterol. Os triglicéridos formam a grande maioria das gorduras dos alimentos. Estes apresentam na sua constituição os ácidos gordos, os quais podem ser saturados ou insaturados. Em geral, os ácidos gordos saturados encontram-se nos alimentos de origem animal (leite, carne) enquanto que os ácidos gordos insaturados estão presentes nos produtos vegetais.
O consumo exagerado de gorduras de origem animal favorece o desenvolvimento da arteriosclerose e, consequentemente, das doenças coronárias e enfartes, distúrbios circulatórios e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Por isso, é conveniente que a maior parte das gorduras que integram a nossa alimentação sejam de origem vegetal (ex: azeite, frutos secos).
Este tipo de nutriente deve ser consumido em quantidades muito limitadas.

Portanto, se não queres por a tua saúde em risco nada de abusar!

Até quarta :D

Um comentário:

  1. Parabéns!

    O vosso blogue tá muito, mas mesmo muito giro...

    Bjs

    ResponderExcluir