11 de março de 2010

Testemunho de Bulimia


Olá, hoje deixo-vos um testemunho de uma pessoa que sofre de bulima.

O nome dela é “Wings” e deixou o seu testemunho num blogue.

"Eu, sofro de bulimia...
começou por estupidez, sempre fui muito gulosa mas nunca tinha tido problemas em não ser muito magra já k também não era nada gorda!
Pelos 16anos comecei uma dieta normal, nada de guloseimas e aquelas coisas k n se devem comer muito, e perdi peso de forma normal, mantive a dieta saudável, tornei-me vegetariana e não tinha problemas em manter o peso.
Depois entrei para a faculdade e tudo mudou...
Sentia-me em baixo, pois não conhecia ninguém para onde fui.
De noite quando não saía refugiava-me na comida.
Sentia que não tinha nada para fazer e então fazia quantidades enormes de comida ia para a televisão e comia, comia, comia…
Tentava fazer tudo com o máximo de gordura para me enjoar ainda mais e ser mais fácil vomitar.
Comprava as bolachas mais calóricas as batatas fritas com mais gordura, sempre tudo ao máximo e sempre o maior exagero de quantidades. Isso porque normalmente nunca comia dessas coisas... e quanto mais enjoasse mais fácil se vomitava.
O problema foi quando começou a ser constante, se não era todos os dias era dia sim, dia não (com muito esforço).
Aí notei k tinha uma doença, que não conseguia controlar.
Fazia planos para o dia seguinte, "acabou hoje. amanha comer direito. blabla" mas no dia seguinte voltava ao mesmo...
Depois comecei a ter dificuldades em vomitar. Adiava o vomito às vezes e adormecia com tudo o que tinha comido. Comecei a engordar um bocado e então decidi que tinha mesmo de parar..
Já lá iam 3 anos e eu naquela rotina que só me deitava a baixo.
Destruía-me a moral, o respeito, a minha própria força, sentia que não conseguia controlar a minha própria vontade, a minha própria vida.
Iniciei uma dieta normal, nada de muitas restrições para evitar sentir a falta desses alimentos e ter uma recaída, tentei ocupar ao máximo o meu tempo, quando vou às compras levo uma lista e desenho um "smile :)" que me ajuda a olhar só para o que devo.
Convido pessoas a aparecer cá em casa para não estar muito tempo sozinha e quando noto que estou então saio ou vou ter eu com alguém para não pensar.
Nunca ninguém descobriu k sofri de bulimia. Não tinha grandes oscilações de peso, e fazia-o sozinha em casa quando não estava ninguém.
Também nunca contei a ninguém, nem pedi ajuda, nem me aconselhei com nenhum médico.
Acho que isso é uma simples prova que, apesar da doença que é tanto a bulimia como a anorexia, a vontade própria é talvez o nosso maior aliado.
Deitar para trás frustrações e crises emocionais, já que são o motor para que tudo se desenrole, para recaídas também.
E acreditar, um pouco que seja, que só nós podemos mudar o que queremos mudar."

Espero que este testemunho dê para pensar um pouco.

Bjs e até para a semana.

4 comentários:

  1. Olá Insaciáveis!

    Todas as semanas venho ao vosso blogue e todas as semanas aprendo coisas novas. E isso é muito bom porque significa que estão a desenvolver um óptimo trabalho. Continuem assim...e cá me terão todas as semanas!!!

    ResponderExcluir
  2. É impressionante este testemunho...

    Dá mesmo que pensar. E muito!!

    ResponderExcluir
  3. aprendi emenso com isto e ajudar quen presise desses traamentos!XAU espero por outra poblicação.

    ResponderExcluir
  4. boa noite sou olivia tenho 1,75 estou neste momento a pesar 82kg engordei devido a um aparelho k coloquei no braço para não engravidar.neste momento estou a fazer dieta mais muitas vezes como algo que não esta no meu plano alimentar fico com a sentimento de culpa e penso que vou engordar e começo a provocar vomitos,e agora assim que eu como algo que acho que não devia fico enjoada tenho que vomitar para me sentir bem. será que é bulimia? por favor me ajuda pk não quero me precipitar em ir ão medico sem certeza, mas tambem não quero que as coisas complique mais ainda.

    ResponderExcluir