25 de março de 2010

Bulimia na Ficção


Olá Insaciáveis, hoje trago-vos um pequeno exemplo de bulimia numa novela que passou em Portugal em 2006.

Na novela da rede Globo, Páginas da Vida, o autor Manoel Carlos aborda, entre outros temas, a questão da bulimia, um dos distúrbios alimentares mais comuns dos últimos tempos.

A personagem Giselle, representada pela actriz Rachel de Queiroz, apresenta um comportamento característico de meninas com esse distúrbio. Ela tem 10 anos e estuda ballet clássico por influência e insistência da mãe, Anna, personagem vivida por Débora Evelyn. Anna é uma bailarina frustrada e tenta, a todo o custo, que a sua filha se torne uma bailarina de sucesso. Ela tem pavor que a sua filha engorde e a vigia permanentemente. Giselle com medo de ser repreendida pela mãe, come o que quer, mas sempre às escondidas. Como não pode engordar e sente-se pressionada pela mãe, ela começa a provocar vómitos logo depois de se comer.

Assim, a bulimia, um distúrbio alimentar onde a pessoa come compulsivamente todo o tipo de alimentos, que, assim que são ingeridos, passam a ser eliminados por meio de vómitos auto-induzidos. Quem sofre deste distúrbio tende a manter o peso dentro dos níveis de normalidade, o que pode dificultar aos familiares perceberem o que está a acontecer.

Como para a semana começam as férias da Páscoa o blogue também faz uma pequena interrupção, mas regressa no 3º Período.

Até lá, e se for caso disso BOAS FÉRIAS.

2 comentários:

  1. De facto, hoje em dia cada vez mais são abordados em telenovelas problemas como este. Penso que isso, de alguma forma pode ajudar na prevenção deste tipo de distúrbios, o que é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Cara adorei seu trabalho, arrasou lindissima.....................................

    ResponderExcluir