5 de março de 2010

Obesidade infantil


Olá!!

Esta semana vou falar-vos sobre uma obesidade que afecta mais de 1/3 das crianças do nosso país: obesidade infantil.

A obesidade na criança é definida pela presença, na composição corporal, de um excesso de gordura em relação ao tecido magro. O grau de obesidade pode ser calculado pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que relaciona o peso com a altura.
Na criança a composição corporal varia ao longo do tempo e também conforme o sexo. A quantidade de gordura aumenta no primeiro ano de vida, para depois diminuir, havendo de seguida um novo aumento chamado "ressalto de adiposidade" na pré-puberdade (mais precoce nas raparigas que nos rapazes).
Assim, é necessário relacionar o IMC com a idade e o sexo, havendo tabelas próprias. Em Portugal, tal como nos países desenvolvidos e mesmo em alguns países em desenvolvimento, tem-se assistido nas últimas décadas a um aumento preocupante de incidência de obesidade nas crianças e adolescentes.
A preocupação que suscita a obesidade nas crianças e jovens (considerada uma nova epidemia do século XXI) resulta, essencialmente, de dois factores:
· A obesidade na criança e, principalmente, no adolescente tem uma relação directa com a sua evolução para a obesidade na idade adulta (três em cada quatro adolescentes obesos tornam-se adultos obesos).
· A obesidade no adulto resulta numa maior morbilidade (susceptibilidade a doença) e mortalidade ligada a doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes tipo II, bem como na sobrecarga financeira do sistema de saúde.

Bom fim-de-semana!

Um comentário:

  1. Bom Dia:
    Começo por dar-vos os parabéns por este tipo de iniciativas.
    Concordo plenamente com esta informação postada,porque, hoje, sou mulher adulta e obesa, mas a minha tendênçia e o meu IMC,desde criança foi essa mesma - obesidade.

    ResponderExcluir