4 de março de 2010

Como é uma pessoa que sofre de bulimia?


Olá Insaciáveis!!

Como já devem ter reparado hoje vou falar-vos de como se sente uma pessoa que sofre de bulimia.

Geralmente é um paciente com vergonha do seu problema, com sentimento de inferioridade ou com auto-estima baixa. O paciente reconhece o absurdo do seu comportamento, mas por não conseguir controlá-lo sente-se inferiorizado, incapaz de conter-se e por isso vê-se como uma pessoa desprezível. Procura esconder dos outros, os seus problemas para não o desprezarem também.

Os pacientes bulímicos geralmente estão dentro do seu peso ou um pouco acima. As tentativas de dieta estão sempre a ser realizadas, tentativas de adaptar os compromissos com os episódios de ingestão e auto-indução de vómito tornam o seu estilo de vida estranho, pois estes episódios devem ser feitos às escondidas.

Uma alternativa para a manutenção do seu problema é a opção pelo isolamento e distanciamento social, que por sua vez gera outros problemas.

A bulimia geralmente ocorre nos adolescentes, predominantemente nas mulheres. Os assuntos de conversa preferidos estão relacionados com técnicas de emagrecimento. É comum o comportamento de esconder alimentos para futuros episódios.

É interessante notar que a bulimia não constitui uma completa perda do controlo. O paciente consegue planear os seus episódios, esperar para ficar sozinho e guardar os alimentos, por exemplo.

Por hoje é tudo.

Até para a semana.

2 comentários:

  1. Já vim várias vezes ao vosso blogue e gostei bastante. Acho que este post está bastante esclarecedor . Continuem assim

    ResponderExcluir
  2. EU NÃO SEI SE POSSO CONSIDERAR O QUE EU TENHO BULIMIA, MAIS ACHO QUE DEVE SER UM TIPO DE DOENÇA POIS PASSA A MAIOR PARTE DO TEMPO NO ESPELHO, EVITO COMER AO MAXIMO POSSIVEL, TENHO PROBLEMAS COMO GASTRITE POR ENUMERAS VEZES DEIXAR DE COMER, E QUANDO EU COMO A VONTADE QUE DAR E DE VOMITA, MAIS QUERO MUITO SUPERAR ISSO NA MINHA VIDA, PORQUE EU NÃO ESTOU MACHUCANDO SO MEU CORPO, TAMBEM ESTOU MACHUCANDO MINHA FAMILIA, É DIFICIL FALAR SOBRE ISSO MAIS EU NÃO AGUENTO MAIS CONVIVER COM ISSO...

    ResponderExcluir