17 de março de 2010

Vitaminas, reguladoras do metabolismo


Hoje irei falar sobre as vitaminas :)


As vitaminas são uma série de substâncias que, proporcionadas pelos alimentos em pequenas quantidades, realizam uma enorme variedade de funções orgânicas relevantes, já que participam em muitas reacções metabólicas.
Existem inúmeras vitaminas, todas elas com funções muito específicas.



As vitaminas estão divididas em dois grupos, consoante possam ser dissolvidas em água ou em gorduras: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.
Embora o nosso organismo só necessite de pequenas quantidades de cada uma das vitaminas, devemos procurar fornecer-lhe todas de forma regular e ter em consideração que elas estão repartidas de forma irregular entre os diversos alimentos, por isso, para evitar alguma carência convém que a nossa alimentação seja variada.

As variadíssimas e saborosas frutas são uma peça fundamental na nossa alimentação pois a sua reserva de vitaminas é uma extraordinária fonte deste princípio nutritivo elementar. Como tal, fomentar o seu consumo é sem dúvida, uma das melhores formas para prevenir as carências vitamínicas.

Até para a semana, Insaciáveis :)


2 comentários:

  1. Tá engraçado o video.
    O texto também tá giro e interessante.
    Gostei bastante dos teus textos.
    bjs...... :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Bom Dia!
    Tenho andado um pouco ocupada, e como tal, não me tem sido possivel acompanhar tão assiduamente os insaciáveis. Achei o teu video o máximo!...,; realmente é preciso ser-se muito creativo.Parabéns.

    ResponderExcluir