3 de março de 2010

A importância das proteínas

Olá insaciáveis :)


Hoje vou falar-vos acerca da importância das proteínas.

O nosso organismo é capaz de sintetizar alguns aminoácidos (unidades base das proteínas), mas os outros têm que ser fornecidos através da alimentação, os designados aminoácidos essenciais.
Quanto maior for a riqueza e variedade em aminoácidos essenciais maior será o valor biológico das proteínas.
As proteínas alimentares provêm de produtos do reino animal e vegetal, sendo que as proteínas provenientes de produtos animais: leite, ovos (clara), carne (frango), e peixe têm maior valor biológico do que aquelas que são provenientes de alimentos de origem vegetal: espinafres, batata-doce, espargos e brócolos.
As proteínas têm uma função nobre (função plástica) já que são necessárias para o crescimento, desenvolvimento e reparação das células, tecidos e órgãos; produção de hormonas e síntese de anticorpos contra as infecções, isto é, responsáveis pela imunidade do organismo.
Como tal, é muito importante que a alimentação seja rica em proteínas, principalmente nos primeiros ciclos de vida, ou seja, na infância e adolescência.
A falta ou insuficiência de proteínas causa debilidade, edemas, insuficiência hepática, apatia e reduz as defesas do organismo. Já o excesso de proteínas transforma-se em hidratos de carbono e gordura que se depositam no corpo, podendo causar obesidade.

E pronto, por hoje é tudo.

P.S: Sabias que o ovo de galinha é o alimento que contém a maior quantidade e variedade de aminoácidos essenciais?

Até para a semana :)

2 comentários:

  1. Aqui está uma boa maneira de engordar, comer muitos ovos xD

    Pena eu nao gostar

    Bom post.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia
    O vosso blogue está super, super interessante e muito formativo.

    ResponderExcluir