10 de maio de 2010

Benefícios do Yoga


O yoga traz muitos benefícios aos seus praticantes a longo prazo, benefícios que são a nível físico e a nível psicológico.
Entre as várias vantagens de praticar yoga, a nível físico, incluem-se:

Flexibilidade:
Praticamente todos os exercícios de yoga dão flexibilidade aos nossos músculos tensos, acabando por trazer maior largura de movimentos nas articulações.
Os músculos mais beneficiados pela prática do yoga são as costas, as pernas e os ombros.

Força:
Para as posições mais avançadas é necessário suportar o nosso próprio corpo com certos músculos, como as pernas (uma perna de cada vez), os braços (de cabeça para baixo).
Além disso, os movimentos no yoga são todos feitos muito lentamente, o que também proporciona um desenvolvimento da força muscular, ao contrário de movimentos rápidos de outras actividades.

Tonificação muscular:
Além de ficar com mais força, os músculos ficam também mais tonificados, devido ao treino de força e flexibilidade que é realizado numa aula de yoga.

Prevenção das dores:
Já se sabe que o exercício físico é bom para tratar do corpo, tornando-o mais resistente a dores, além disso o yoga proporciona flexibilidade nas articulações e o resultado é excelente.
Dores nas costas, se passa muito tempo ao volante ou ao computador, são problemas comuns e praticar yoga atenua bastante essas dores musculares.
Problemas na espinha dorsal também podem ser corrigidos pelo alinhamento que as posições do yoga permitem em cada aula.

Respirar melhor:
A maioria das pessoas não respira de forma correcta, que inclui uma respiração completa e lenta.
O yoga tem exercícios denominados Pranayamas que se focam na respiração e ensinam a respirar melhor, usando toda a capacidade dos pulmões.
A respiração ajuda a controla o sistema nervoso, o que traz benefícios em termos mentais, como redução da ansiedade e sensação de relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário