13 de maio de 2010

Potomania, sabes o que é?


A potomania é um distúrbio alimentar caracterizado pelo consumo excessivo de água, distúrbio este que nos últimos anos começou a ser estudado como um desequilíbrio psiquiátrico.

Consiste na incapacidade de controlar o impulso de beber elevadas quantidades de líquidos, efectuando-o de forma compulsiva e sem sentir sede. O acto é acompanhado de prazer ao ingerir entre 6 a 7 litros de água por dia. Com uma quantidade menor, o indivíduo não se sente satisfeito.


A obsessão, diferente de um consumo saudável de água, por vezes leva à eliminação da alimentação, provocando anorexia ou bulimia.

Beber mais água do que a indicada para consumo diário não tem necessariamente que ser negativo, se acontece de vez em quando, ou por algum motivo excepcional, uma vez que o corpo elimina naturalmente o excesso. No entanto, quando esta conduta é periódica, a potomania pode provocar sérios danos.

Entre os efeitos mais prejudiciais para a saúde, destaca-se a alteração do funcionamento dos rins, encarregados de regular os excessos de líquidos através da urina, provocando, assim, um desequilíbrio na composição do sangue e dos fluidos internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário