14 de maio de 2010

Os magros são mais saudáveis?!


ELA é obesa. ELE tem peso normal. Mas isso não é garantia de saúde.

Qual das duas pessoas achas que tem mais saúde?
Se apostaste que ELE é o mais saudável, erraste. Sim, acredita. ELA, com os seus 100 quilos, pode ser considerada uma obesa com perfil metabólico de pessoa magra. Não tem hipertensão, diabetes, nem colesterol alto – desequilíbrios frequentemente provocados pelo excesso de gordura, que podem ter consequências trágicas como enfarto, derrame cerebral e até mesmo morte.

“Não sei como os meus exames são todos normais se eu tenho este peso todo”, diz.

A sua história é ainda mais surpreendente quando se analisa a pouca disposição que ELA tem para a actividade física. “Caminho muito pouco.” Isso significa uma caminhada suave de uma hora a cada 15 dias.
A sua alimentação, no entanto, não é das piores. Arroz, feijão, salada e carnes na maioria das refeições. Mas não resiste aos chocolates. É capaz de devorar quatro tabletes de uma só vez.

Então, o que explica a sua saúde?
A verdade é que uma pessoa pode ser muito gorda, mas ter genes que não favorecem a elevação dos níveis de colesterol e triglicéridos (outro tipo de gordura que também ameaça a saúde cardiovascular) da mesma forma que uma pessoa magra pode ter os genes que fazem esses níveis aumentar muito.

Assim, no que diz respeito à obesidade, as coisas não são tão simples como as pessoas imaginam. Cada caso é um caso, não se pode generalizar e muito menos ficar pelas aparências.

Até sexta INSACIÁVEIS ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário